Cultura

União Recreativo Kilamba começa Plano de Formação

O grupo carnavalesco União Recreativo Kilamba (URK), vencedor do projecto da União Europeia Procultura “Diversidade”, que tem como principal objectivo gerar empregabilidade sustentável nas artes e ofícios do Carnaval, inicia este mês, o Plano de Formação no âmbito do programa Procultura.

10/02/2021  Última atualização 07H00
Vencedor do projecto Procultura da União Europeia inicia programa de formação este mês © Fotografia por: DR
O programa de formação contempla numa primeira fase quatro disciplinas das sete previstas, a saber: formação de carnavalescos; coreografia; corte e costura; e produção de material de Carnaval.
O projecto ProCultura "Diversidade” tem o financiamento da União Europeia e é gerido em Angola pelo Instituto Camões e a sua congénere francesa Alliance Française visando apoiar "projectos ou acções que utilizem a criatividade, o património e o conhecimento cultural e a propriedade intelectual como recursos para produzir bens e serviços com valor económico e significado social e cultural”.

O financiamento de algumas das artes e ofícios ligados à actividade do Carnaval no prazo de um ano irá permitir fixar as profissões contidas na produção do enredo como complemento ao financiamento dado pelo Governo da cidade de Luanda. Esta continuidade pode assegurar dois objectivos fundamentais, estabilidade dessas profissões e transmissão de conhecimento às novas gerações. A candidatura obedeceu a um critério de passagem de conhecimentos entre os mais velhos, os tutores, para os mais novos do grupo, os tutorados.

O grupo carnavalesco URK foi fundado em 2015 e tem na sua galeria três prémios de vencedor do Carnaval de Luanda sendo um na classe B em 2016 e dois na classe A, nos anos de 2018 e 2019.
Na edição de 2020 do Carnaval de Luanda, o grupo carnavalesco URK ficou em terceiro lugar, tendo a sua música do enredo "Marçal Ancestral” de Dom Caetano arrebatado o prémio "BAI da Canção do Carnaval de 2020”.

Este ano, o grupo carnavalesco URK não participa  na edição Live do Carnaval dada a situação da pandemia que se vive um pouco por todo mundo, o que impossibilitou a sua preparação e vai focar-se no plano de formação garantindo assim uma melhor preparação para a edição do Carnaval 2022.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura