Política

UNITA quer cooperar com a Igreja Católica

A UNITA quer cooperar com a Igreja Católica no Huambo na moralização da sociedade, convivência pacífica, tolerância e respeito na diferença, afirmou, ontem, ao Jornal de Angola, a nova secretária provincial, Albertina “Navita” Ngolo, depois de ter apresentado cumprimentos de cortesia ao arcebispo local, D. Zeferino Zeca Martins.

16/02/2021  Última atualização 12H20
Nova secretária da UNITA com o arcebispo do Huambo © Fotografia por: DR
Navita Ngolo e o representante da Igreja Católica no Huambo analisaram a situação política, social e económica do país e da província, em particular. "Do arcebispo recebemos a bênção divina para levarmos a bom porto a nossa missão”, disse, ao Jornal de Angola, Navita Ngolo, ex-segunda vice-presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, nomeada, no mês passado, para o cargo de secretária provincial do partido no Huambo.
A também deputada considera as igrejas como parceiras imprescindíveis na formação da consciência da cidadania para o desenvolvimento das comunidades.

A secretária provincial da UNITA no Huambo foi, igualmente, recebida, no sábado e domingo, pelas direcções centrais das igrejas Adventista do Sétimo Dia e Evangélica Congregacional de Angola (IECA).
Amanhã, a nova secretária provincial da UNITA no Huambo começa a ser apresentada nas administrações municipais, a começar pelo Chinjenje, terra natal do presidente do partido, Adalberto Costa Júnior. A dirigente defendeu, na sexta-feira, uma maior abertura das instituições do Estado, disponibilizando informações credíveis para a identificação das dificuldades e resolver os problemas que afligem as populações do país.

Depois de apresentar cumprimentos de cortesia à governadora do Huambo, Lotti Nolika, Albertina Navita Ngolo manifestou-se disponível em colaborar com as autoridades locais e a sociedade civil na identificação dos problemas da província.  "A UNITA tem esta responsabilidade de colaborar para os desafios que se impõem, servir melhor os cidadãos e fazer do Huambo e de Angola um lugar melhor para se viver”, destacou Navita Ngolo.

A governadora do Huambo, Lotti Nolika, garantiu à nova secretária da UNITA estar aberta para "um diálogo permanente” para, em conjunto, trabalharem no desenvolvimento da província. Natural do Cachiungo, província do Huambo, onde nasceu há 43 anos, Albertina Navemba Ngolo é licenciada em Economia e Gestão pela Universidade Católica de Angola. A dirigente partidária substituiu no cargo Alcino Jonas Kuvalela.

  Combate às assimetrias

No Zaire, o secretário provincial da UNITA, Pedro Francisco Tanda, sugeriu, ontem, em Mbanza Kongo, o reforço das acções que visam assegurar o desenvolvimento harmonioso e equilibrado do país.
Em conferência de imprensa, o político disse que o desenvolvimento equilibrado reforçaria a unidade e reconciliação entre os angolanos.

Considerou fundamental a descentralização das políticas de desenvolvimento que fomentem a modernização das estruturas produtivas e a valorização do capital humano.
Quanto ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), Pedro Francisco Tanda, citado pela Angop, criticou o custo das obras de terraplanagem de 15 quilómetros de ruas da cidade de Mbanza Kongo, orçado em 1,5 mil milhões de kwanzas.No entender do dirigente da UNITA, este valor seria suficiente para a asfaltagem de metade dos quilómetros programados neste projecto.

O político considerou haver, no país, uma suposta onda de propaganda para denegrir a imagem da UNITA e do seu líder, Adalberto Costa Júnior, tendo igualmente condenado esta suposta campanha.

Bernardino Manje e Marcelino Wambo| Huambo

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política