Política

UNITA volta a apontar vantagens das autarquias

Adolfo Mundombe/Huambo

Jornalista

A vice-presidente da UNITA defendeu, sábado, no Huambo, a realização de eleições autárquicas em simultâneo em todo o território nacional, considerando que o processo “trará melhoria nas condições de vida e bem-estar das populações”, pelo que adiá-las estar-se-á “a retardar o desenvolvimento” sócio-económico do país.

12/04/2021  Última atualização 09H18
Vice-presidente Arlete Chimbinda orientou o acto político © Fotografia por: Francisco Lopes | Edições Novembro | Caála
Arlete Chimbinda, que discursava num acto político alusivo à abertura do ano político 2021, disse que "o impedimento” pela não realização das autarquias está do lado do Governo, que "não está a criar as condições” para a sua materialização, causando, com isso, o aumento das assimetrias regionais.
A também deputada pediu aos militantes e simpatizantes do partido a "arregaçar as mangas” para o trabalho que visa "a alternância do poder no país".

 "Angola não pode ser um país de sonhos adiados”, considerou Arlete Chimbinda, para quem "é preciso acudir o país” para que "os angolanos não vivam como enteados e sem ser valorizados”´.
 Para a vice-presidente da UNITA, os militantes deste partido devem saber que 2021 deve ser considerado o ano crucial para as transformações políticas para mudar a esperança dos angolanos. "Esta manifestação só é possível se, em conjunto, nos empenharmos na mobilização para o voto", disse.


Melhoria na Saúde

Arlete Chimbinda exortou o Governo a criar melhores condições sociais e de trabalho para os profissionais de Saúde, para que possam corresponder, positivamente, com a demanda dos cidadãos que afluem às unidades sanitárias em todo o país.


Processo contra Rui Galhardo

Uma equipa de advogados do presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, procedeu, na sexta-feira, a entrada, junto da Procuradoria-Geral da República (PGR), de um processo-crime contra o militante Rui Galhardo Silva, indica a assessoria de imprensa da presidência do partido.
"São substantivas as provas materiais reunidas, que se encontram em suporte audiovisual e doutra natureza, entregues em anexo ao processo que deu entrada junto daquele órgão de promoção da justiça penal em Angola", refere a nota da assessoria de imprensa de Adalberto Costa Júnior.

De recordar que Rui Galhardo também fez entrega ao Serviço de Investigação Criminal (SIC), no mês de Março, de uma queixa-crime contra Adalberto Costa Júnior, por alegado incitamento ao seu linchamento, na província do Uíge.
Segundo Galhardo, esse facto teria ocorrido por altura das celebrações dos 55 anos da fundação da UNITA, depois de ter sido acusado por alguns militantes de ser portador de armas de fogo, no carro.
A denúncia, entretanto, já foi desmentida pela Polícia Nacional, depois de um serviço de peritagem que não apurou a existência de qualquer armamento na viatura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política