Economia

Unitel assume melhorias no acesso à Internet

O acesso à Internet em Angola melhorou 26 lugares, nos últimos dois anos, ao sair da posição 49 para 22 no ranking africano, segundo a Research ICT Africa (RIA).

23/02/2021  Última atualização 10H50
Acesso à Internet em Angola © Fotografia por: DR
De acordo com o documento da Research ICT Africa (RIA), a operadora de telefonia móvel Unitel melhorou mais cinco posições no ranking e irá aparecer em breve na posição 18, assim que o 3º trimestre de 2020 fique disponível no portal.
Para a fonte, como importante actor do sector das Telecomunicações em Angola, a Unitel tem desenvolvido acções no sentido de assegurar e promover o acesso aos serviços de comunicação e um dos compromissos é reduzir barreiras, tanto o preço de acessibilidade como a disponibilidade do serviço (cobertura) e, deste modo, fazer com que todos os angolanos possam estar ligados entre si e ao mundo.

Em nota a que Jornal de Angola teve acesso, lembra que, recentemente, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a União Africana (UA) publicaram um relatório sobre o desenvolvimento da dinâmica de África, com data de 2021, onde traçou-se como objectivo que o preço de um pacote de 1GB de 30 dias de Internet se mantivesse abaixo de cinco por cento da renda mensal de um habitante médio nos 51 países monitorizados.

Nesse quesito, justificam, não obstante Angola ter apresentado uma posição bastante desfavorável, considerando o preço de um pacote de dados de 1GB, o relatório de 2021, realçam na nota, reporta a informação de 2018 fornecida pela RIA.
Por outro lado, a agência assume que existiram dois factores que reduziram o preço por 1GB de 30 dias: a depreciação da moeda local ao mesmo tempo que o preço em moeda local desceu devido a baixas de preços.

"Posto tudo isto em contexto e no uso da monitorização da RIA, o GB caiu de 17,39 dólares para 2,97 no final de Junho de 2020, o que significa uma descida de 82 por cento muito superior à depreciação isolada do kwanza", clarificam.
A nota acrescenta também que outro relevante facto que está para lá da monitorização da RIA, desde o aparecimento da Covid-19, foi ter esta empresa do sector das telecomunicações providenciado aos clientes, até final de 2020, de forma "totalmente gratuita, mais de 750 milhões de minutos, 319 milhões de mensagens escritas, e 2,5 mil milhões de GB.

Sustentou que se tratou de uma oferta, resultante do acordo estabelecido entre os operadores de telecomunicações e o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MTTICS) para aliviar o impacto da pandemia em todo o globo.
A operadora acredita ainda que a acessibilidade à Internet irá continuar e que irá observar-se o objectivo traçado pela OCDE e UA, de que o preço de 1GB venha a custar menos de cinco por cento da renda mensal da maioria da população angolana.

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