Sociedade

Vacina russa Sputnik V é administrada no Paz Flor

Alexa Sonhi

Jornalista

A província de Luanda vai ter, em breve, 58 novos postos de alto rendimento para a imunização contra a Covid-19, tão logo cheguem ao país os demais lotes de vacinas e estejam criadas outras condições para a sua conservação.

21/05/2021  Última atualização 12H40
© Fotografia por: Kindala Manuel | Edições Novembro
A informação foi avançada, ao Jornal de Angola, pela coordenadora provincial do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Felismina Neto. Em declarações no centro de vacinação no Complexo Paz Flor, a responsável garantiu que a criação destes postos vai permitir que mais pessoas sejam vacinadas num curto espaço de tempo.
A coordenadora do PAV a nível de Luanda frisou, ainda,  que o facto de o primeiro grupo (saúde, professores, idosos, ordem e segurança pública) ter começado a receber a segunda dose da vacina AstraZeneca e a população notar que não há efeitos colaterais graves, começou a despertar mais confiança na segurança e eficiência das vacinas e agora muito gente está a afluir em massa aos centros, para a primeira dose.

 "Por esta razão, verificaram-se, na quarta-feira, enchentes no centro de vacinação de alto rendimento do Paz Flor, porque todos que lá foram, com cadastro feito ou não, queriam ser atendidos de qualquer forma", sublinhou.
Felismina Neto apela à população a ter mais calma e a continuar a respeitar o distanciamento social. Esclareceu que o centro de vacinação do Paz Flor está aberto de segunda a sábado, das oito às 20 horas, e que todas as pessoas que se dirigirem aos centros de vacinação vão ser imunizadas contra a Covid-19.

A coordenadora do PAV explicou, por outro lado, que nos novos centros de vacinação, nomeadamente, na Cidadela Desportiva e na Casa da Juventude, localizada no município de Viana, está apenas a ser administrada a segunda dose da vacina AstraZenica.

"Já a primeira dose da vacina russa Sputnik V está a ser administrada exclusivamente no Paz Flor, por causa da especificidade da própria vacina, sendo que este processo teve início na segunda-feira, dia 17”, sublinhou a responsável do PAV.
De acordo com Felismina Neto, actualmente, o público elegível para receber a primeira dose da vacina russa  Sputnik V é constituído por bancários, jornalistas, camionistas, funcionários da AGT e do Ministério da Justiça.

"Mas também continuamos a receber pessoas que já deviam apanhar a primeira dose da vacina AstraZeneca na primeira fase e que não o fizeram por medo de algum efeito colateral grave. Compreendemos isso, porque o medo é um mecanismo de defesa”, acrescentou.
Por isso,  informou, foram abertos os centros da Cidadela e de Viana na Casa da Juventude, para descongestionar o complexo Paz Flor, no que concerne aos cidadãos que precisam de apanhar a segunda dose da vacina.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade