Coronavírus

Vacinadas mais de 240 mil pessoas

Um total de 240.965 pessoas foi imunizados contra o novo coronavírus na segunda fase de vacinação em Moçambique, a maioria na província de Maputo, disse à Lusa fonte do Ministério da Saúde.

23/05/2021  Última atualização 09H41
© Fotografia por: DR
"Vacinámos para a primeira dose 240.965 pessoas, o que corresponde a uma cobertura de 96%”, disse Graça Matsinhe, chefe do Programa Alargado de Vacinação do Ministério da Saúde.
Para a segunda fase, que arrancou a 19 de Abril e terminou há uma semana, Moçambique pretendia imunizar, com a primeira dose, um total de 251.905 pessoas. Segundo Graça Matsinhe, a província de Maputo, no Sul do país, registou o maior número de vacinados, 98% da meta estabelecida.

"Foi a província que teve o maior grupo-alvo, um total de 50.975 pessoas”, referiu. Os estudantes finalistas de Medicina e os diabéticos não abrangidos na primeira etapa estavam entre os grupos prioritários.
O processo abrangeu ainda reclusos e funcionários prisionais, doentes com insuficiência renal, cardíaca e respiratória crónica, professores do ensino primário, pessoas residentes em centros de acomodação e membros da Polícia da República de Moçambique, sendo os três últimos com mais de 50 anos, bem como jornalistas.

O país espera receber, até ao fim deste ano, cerca de seis milhões de vacinas contra o novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde, que admite, no entanto, dificuldades devido à grande procura.
Moçambique tem ainda um total acumulado de quase 830 óbitos e mais de 70.520 casos de Covid-19, dos quais 97% recuperados da doença e 25 internados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login