Sociedade

Vacinas doadas ao país são forte sinal de solidariedade

A representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Angola disse que a chegada das primeiras vacinas de que o país beneficiou representa um forte sinal de solidariedade internacional para ajudar a salvar vidas.

03/03/2021  Última atualização 09H36
Djamila Cabral, representante da OMS em Angola © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro
Numa nota distribuída ontem à comunicação social, a OMS refere que as vacinas vão permitir igualmente recuperar a economia e os meios de subsistência das pessoas.
"Este primeiro passo para a vacinação oferece-nos uma luz no fundo do túnel para a protecção das populações. Precisamos também de continuar a trabalhar em conjunto para reforçar as medidas preventivas de saúde pública contra a Covid-19, melhorando ao mesmo tempo o acesso aos serviços de saúde e tratamentos de qualidade”, referiu Djamila Cabral citada no documento.

A nota da OMS sublinha que com este primeiro lote de vacinas, estimado em cerca de 10% das necessidades da primeira fase de vacinação em Angola, o Governo vai imunizar os profissionais de saúde, as pessoas vulneráveis e as que têm comorbilidades complicadas. A responsável da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Seth Berkley, disse que  durante as próximas semanas, a Covax tem de entregar vacinas a todas as economias participantes, para assegurar que as pessoas em risco estejam protegidas, onde quer que vivam.

"Precisamos agora que os Governos e as empresas confirmem o seu apoio à Covax e nos ajudem a derrotar este vírus o mais rapidamente possível”, disse Seth Berkley. A entrega de vacinas a Angola faz parte de uma primeira ronda de atribuição da Covax, que continuará nos próximos dias e semanas a nível mundial e em toda a região africana, prevendo-se que sejam entregues ao país 2,5 milhões de doses de vacinas AstraZeneca/Oxford até meados deste ano.
"A iniciativa Covax está a desempenhar um papel crucial nos esforços globais para garantir um acesso justo, acessível e equitativo às vacinas contra a Covid-19 aos países mais pobres, às comunidades mais marginalizadas e às populações mais vulneráveis”, realça-se no documento.

Como parte dos esforços de Angola para prevenção e combate à pandemia, o Ministério da Saúde, com o apoio dos parceiros da Covax, desenvolveu um Plano Nacional de Imunização para assegurar o acesso seguro e equitativo às vacinas da Covid-19, incluindo várias acções que visam reforçar a infra-estrutura e o armazenamento da cadeia de frio, formar vacinadores, gerar procura, bem como gerir a desinformação sobre a vacinação.
A chegada de vacinas contra a Covid-19 em Angola assinala mais um marco nas principais metas da iniciativa Covax, no quadro do seu esforço sem precedentes de fornecer pelo menos dois mil milhões de doses de vacinas até ao final do ano em curso.

A Covax é cogerida pela Gavi,  Vaccine Alliance, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI). Trabalha em parceria com o Unicef, bem como com o Banco Mundial, organizações da sociedade civil, fabricantes, e outros. A Covax faz parte do Acelerador de Acesso às Ferramentas Covid-19 (ACT), uma colaboração global inovadora para acelerar o desenvolvimento, produção e acesso equitativo aos testes, tratamentos e vacinas contra a Covid-19.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade