Opinião

Vacinas e solidariedade

A pandemia da Covid-19 continua a suscitar grandes preocupações por parte de muitos Estados do mundo, entre os quais figuram países desenvolvidos, que, em alguns casos, vêem a sua capacidade de atendimento hospitalar a pacientes com a referida doença a diminuir, em virtude do elevado número de infecções

30/03/2021  Última atualização 08H00
 Em França, um grupo de 41 médicos dos cuidados intensivos da região de Paris subscreveu um artigo publicado no "Le Journal de Dimanche”, a alertar para a sobrecarga de trabalho que pode afectar a assistência a doentes com e sem Covid-19.
Os referidos médicos foram claros ao abordarem as consequências que podem advir do aumento de casos de infecção com a covid-19. "Seremos obrigados a triar os pacientes para salvar o máximo de vidas possíveis. Esta triagem vai afectar todo os pacientes com e sem Covid-19", escreveram os medico franceses no Le Journal de Dimanche.

 Num cenário de aumento de infecções com a Covid-19, importa que os Estados estejam cada vez mais solidários uns com os outros,porque o objectivo comum é a eliminação da pandemia em todo o mundo.
 A distribuição universal de vacinas é um passo importante para a imunização de milhões de seres humanos no Globo, devendo-se acabar com o egoísmo de certos países desenvolvidos, que não estão ainda a promover o acesso de todos os Estados do mundo àqueles importantes fármacos.

O director-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Ghebreyesus, indicou recentemente que a União Europeia tem um papel fundamental a desempenhar na distribuição de vacinas, por via do mecanismo solidário denominado Covax.
 Os países com capacidade para produzir vacinas em elevadas quantidades devem assumir o compromisso de que vão de facto ser solidários cm os Estados pobres, que, por falta de recursos financeiros. não podem ter acesso a vacinas suficientes para resolver os seus problemas relativos ao combate à pandemia da Covid-19.

Os Estados que produzem vacinas devem passar das promessas de envolvimento no mecanismo de distribuição universal Covax aos actos, para que o mundo se livre o mais rapidamente possível de uma pandemia que está afectar negativamente a vida económica e social de todos os habitantes da Terra.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião