Economia

Venda do dólar mais atractiva no Finibanco

Isaque Lourenço

Jornalista

O Finibanco, com uma taxa de 652 kwanzas por cada dólar, é a instituição financeira angolana com o câmbio mais atractivo do mercado, para o período que vai desta sexta-feira (14) até segunda-feira (17), de acordo com a tabela publicada pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

14/05/2021  Última atualização 20H31
© Fotografia por: DR

Já o Euro está mais barato no Banco de Poupança e Crédito (BPC), cobrando-se uma taxa de 794,26 kwanzas. Ao que lê da publicação do BNA, a taxa média de venda do dólar nos 24 bancos comerciais é de 660 kwanzas para o dólar e 801 kwanzas para o euro.

A banca angolana actua, neste momento, com base num regime de câmbio livre, cabendo a procura e oferta do mercado a decisão da taxa real ao contrário da taxa administrativa até então gerida pelo Banco Central.

Na sua estratégia e para transmitir maior segurança às operações futuras dos importadores, o BNA realiza sempre que se justifica leilões à prazo.

Neste momento, o diferencial entre o câmbio oficial e o informal é bem menor, o que faz com que haja menos procura de divisas pelas ruas, optando-se pela banca comercial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia