Sozinhos em casa. Aline, de oito anos, é a mais velha de dois rapazes, um de cinco e outro de três. A menina decide fazer o pequeno-almoço. Acende o fogão e coloca uma cafeteira com água a ferver, para o chá. Enquanto aguarda, corta os pães em fatias e aplica a manteiga. São 8 horas da manhã.
A formação da actual Kibokolo, no município de Maquela do Zombo, província do Uíge, está fortemente relacionada com a falência do antigo Reino do Kongo, no século XVI, que esteve na origem da migração e fixação de várias famílias noutras regiões, como consequência da intensa perseguição para obtenção de escravos por parte dos colonos portugueses
A viagem começa cedo, mas só depois de garantidas as devidas medidas de precaução. A informação que move a nossa equipa a se “aventurar” numa via que quase todos os automobilistas fogem é claramente aliciante: menos tempo de estrada entre Namibe e Benguela. Há quem diga que já se pode almoçar na capital duma província e jantar na outra.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginTrês capacetes azuis foram ontem mortos num ataque na região Norte do Mali, noticiou a AFP, que cita um funcionário da Missão das Nações Unidas de Estabilização do Mali (MINUSMA). “Durante uma operação de segurança, uma unidade da Minusma parou para desmontar um dispositivo explosivo, ficando sob fogo de homens armados não identificados”, lê-se numa declaração da força de manutenção da paz, citada pela AFP, que não especificou a nacionalidade das vítimas.
O ex-Presidente sul-africano, Jacob Zuma, não aparecerá mais uma vez numa sessão da comissão de investigação de suspeitas de corrupção generalizada, marcada para segunda-feira, disse um dos seus advogados, Eric Mabuza, citado, ontem, pela Reuters.
Luanda sempre foi uma cidade má para viver, primeiro, por motivos óbvios, durante as sucessivas ocupações, depois, já sem o jugo colonial, por razões diversas mas, igualmente, evidentes, agravadas com o surgimento do novo-riquismo.
Por várias razões, nos últimos dez dias, estive nas províncias de Luanda, Bengo e agora Namibe.
A criminalidade violenta, atendendo aos últimos desenvolvimentos, começa a ganhar contornos que, sem alarmismo, nem descontrolo, precisa de respostas transversais envolvendo medidas económicas, sociais e policiais, para mitigar a onda crescente.
Estudiosos alertam que as redes sociais são altamente viciantes, sobretudo, pelo facto de as chamadas “curtidas” conseguirem activar o neurotransmissor dopamina. Os jovens parecem ser as principais vítimas desta “pandemia”, que afecta indivíduos e famílias.
Com os olhos virados para as eleições gerais do próximo ano, a UNITA aprovou, terça-feira, o plano de actividades para o primeiro trimestre e elegeu 2021 como "o Ano da mobilização dos patriotas para a alternância do poder" no país.
Estão sujeitos à protecção especial os cidadãos vulneráveis à infecção por Covid-19, nomeadamente pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com doença crónica considerada de risco, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias, designadamente os imuno-comprometidos, os doentes renais, os hipertensos, os diabéticos, os doentes cardiovasculares, doentes respiratórios crónicos, doentes oncológicos, doentes com anemia falciforme e pessoas com obesidade.
A secretaria-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA) disse, ontem, em Luanda, que vão continuar a aumentar a capacidade organizativa e afirmar-se como peça fundamental na educação e mobilização das mulheres para a materialização dos ideais políticos do partido.
As anotações, pelo Tribunal Constitucional, das reuniões do Bureau Político e do Comité Central da FNLA, na sequência das quais foi nomeado um novo secretariado-geral, estão dependentes da decisão sobre o processo de destituição do ex-secretário-geral, Pedro Mocombe Dala, esclarece um despacho daquele órgão jurisdicional.
Pelo menos, 35 cidadãos angolanos que viviam na condição de refugiados no centro de acolhimento de Mayukuayukua, na República da Zâmbia, regressaram definitivamente ao país e foram alojados, desde o dia 29 de Dezembro de 2020, na sede comunal do Missombo, a 16 quilómetros da cidade de Menongue, província do Cuando Cubando.
Mais de 3 mil cidadãos do sexo masculino, nascidos entre um de Janeiro à 31 de Dezembro de 2003 devem ser registados na província do Cuanza-Norte durante o processo de recenseamento militar, afirmou ontem, na cidade de Ndalatando, o chefe de Departamento do Distrito de Recrutamento e Mobilização, coronel Ribeiro Tomás.