Regiões

Vias de acesso nos Gambos já estão a ser reabilitadas

Pelo menos 60 quilómetros de vias secundárias e terciárias estão a ser abertas e/ou terraplanadas no município dos Gambos, província da Huíla, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

02/03/2021  Última atualização 11H12
Execução de obras no município dos Gambos © Fotografia por: DR
Trata-se dos troços que ligam a vila do Chiange (sede) às demais comunas e aldeias da localidade, numa iniciativa avaliada em 188 milhões de kwanzas.
A obra inclui 40,6 quilómetros que ligam Pocolo às localidades de Tchipeio e Tchitongotongo e 19,4 que ligam as localidades do Pocolo e Tchico.
Em declarações à Angop, o director municipal de Infra-Estruturas dos Gambos, José Lourenço Fernandes, afirmou que os troços estavam inoperantes, com a vegetação e buracos a impedirem a circulação.

Fez saber que as obras estão a tornar a via totalmente plana, alargando os troços, o que faz com que haja maior e melhor circulação de pessoas e bens, reduzindo o tempo de viagem de cinco horas para uma hora e meia.
Por sua vez, o representante do encarregado da obra, Ranier Cerejo, da empresa Somal Lda., avançou que os 60 quilómetros já foram abertos e estão em fase de terraplanagem.

Destacou existir algum atraso por conta do tempo que ficaram paralisados devido à Covid-19 e constrangimentos nas valas de drenagem, que não estavam previstas inicialmente no concurso.
"Cruzamos com 100 linhas de água entre riachos e rios e temos de utilizar métodos construtivos para que a obra sirva a população o mais tempo possível. Vamos fazer tudo para conseguir entregar a obra daqui a dois meses no máximo”, explicou.

O município dos Gambos tem em carteira 15 projectos enquadrados no PIIM, orçados em mais de três mil milhões de kwanzas.
Nos projectos em execução destacam-se a construção de um sistema de abastecimento de água e asfaltagem de 1.500 metros na vila do Chiange, construção e apetrechamento do hospital municipal e de uma escola de 12 salas de aula.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões