Mundo

Von der Leyen e Michel deslocam-se a Ancara

Os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu deslocam-se, na próxima semana a Ancara, onde irão reunir-se com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, foi ontem anunciado.

30/03/2021  Última atualização 07H50
Comissão Europeia, cooperação com a Turquia © Fotografia por: DR
A 6 de Abril, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, "deslocar-se-ão à Turquia para se reunirem com o Presidente Erdogan”, divulgou o porta-voz de Michel na conta na rede social Twitter.

Na quinta-feira da semana passada, num Conselho Europeu informal realizado por videoconferência, os líderes da União Europeia (UE) afirmaram-se dispostos a "fortalecer a cooperação” com a Turquia caso o "actual desanuviamento” nas relações se mantenha, remetendo uma decisão final para a Cimeira de Junho.

"Desde que o actual desanuviamento prossiga e que a Turquia tenha uma participação construtiva a fim de reforçar a recente dinâmica mais positiva, a UE está disposta a colaborar com a Turquia de forma gradual, proporcional e reversível para fortalecer a cooperação numa série de domínios de interesse comum, e a tomar novas decisões na reunião do Conselho Europeu de Junho”, lê-se nas conclusões publicadas sobre o Mediterrâneo Oriental enquanto a cimeira de líderes decorria.

Os líderes dos 27 declaram-se prontos para "lançar diálogos de alto nível com a Turquia sobre questões de interesse mútuo, como a saúde pública, o clima e a luta contra o terrorismo, bem como sobre questões regionais”.

Após terem assinado um acordo com a Turquia em 2016 para conter o fluxo de refugiados que chegava à Europa, através do alocamento de três mil milhões de euros para apoiar os refugiados no país, os líderes saudaram, ainda, o "facto de a Turquia acolher cerca de quatro milhões de refugiados sírios”, dando o acordo à "continuação da assistência da UE aos refugiados e às comunidades de acolhimento”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo