Mundo

Wuhan em retoma um ano após a primeira morte por Covid-19

Há um ano, a China anunciou a primeira morte de um novo vírus em Wuhan - 12 meses depois, a Covid-19 ceifou um total de 1,9 milhões de vidas numa marcha implacável pelo mundo.

12/01/2021  Última atualização 09H20
China confirmou a sua primeira morte por um vírus desconhecido - um homem de 61 anos © Fotografia por: DR
Mas na cidade de 11 milhões de habitantes, no centro do país, onde começou o primeiro surto conhecido, o vírus foi extinto e os residentes estão orgulhosos da resposta dada.

Na manhã de ontem, o aniversário passou despercebido em Wuhan, onde os residentes moviam-se livremente para trabalhar, enquanto os parques e passeios à beira-rio fervilhavam de caminhantes, numa cidade determinada a limpar a imagem de local de nascimento da Covid-19.

Num relatório de 11 de Janeiro de 2020, a China confirmou a sua primeira morte por um vírus desconhecido - um homem de 61 anos que frequentava o agora famoso mercado de Wuhan, ligado a muitos dos primeiros casos.
Pouco ainda se sabe sobre a primeira vítima, incluindo o nome, enquanto o mercado onde os primeiros grupos de casos relatados foram rastreados permaneceu fechado.

Após uma longa controvérsia, a China disse ontem que especialistas independentes da OMS terão permissão para entrar no país a partir de quinta-feira, com a comunidade internacional a esperar que os investigadores possam visitar o mercado e reconstituir em detalhes aqueles primeiros dias do vírus em Wuhan.

A cidade agora recuperou e os moradores estão regalados com as liberdades de que desfrutam. "Wuhan é agora a cidade mais segura da China, até mesmo do mundo inteiro", disse ontem o morador Xiong Liansheng, de 66 anos, à AFP.
Os residentes iam para o trabalho e outros passeavam ao longo da margem do rio - um nítido contraste com os países ainda sob rígidos confinamentos e restrições. 

"A consciência do povo de Wuhan sobre prevenção e controlo de epidemias é muito alta - até o meu neto de dois anos usa uma máscara quando sai", disse Xiong.

Casais idosos já dançam, ainda que alguns mascarados, de mãos dadas, enquanto o distanciamento social vai diminuindo paulatinamente, sob o sol de Inverno, num parque movimentado próximo ao rio Yangtze.
"Agora, a maioria dos casos na China são importados do exterior e o nosso país está a controlá-los bem", disse Zhong, uma mulher de 80 anos.

"Todas as pessoas de Wuhan sentem-se muito seguras na cidade e nós dançamos aqui felizes todos os dias", acrescentou.
A China tem enfrentado críticas internas e externas por causa da forma como lidou inicialmente com a Covid-19, incluindo tentativas de silenciar denunciantes e falhas em relatar casos durante vários dias no início de Janeiro.

Duas semanas após a confirmação da primeira morte, Wuhan e a província vizinha foram colocadas sob confinamento. As autoridades chinesas estão a tentar travar uma série de surtos locais, tendo reportado ontem 103 novas infecções - o maior número desde Julho do ano passado -, a maioria na província de Hebei, no norte.

As ligações dos transportes foram cortadas e as escolas fechadas num esforço para conter o cluster. Também há receios crescentes de que os planos de viagens de centenas de milhões de pessoas, para o Ano Novo Lunar, no mês que vem, possam ser arruinados à medida que as restrições ficarem mais rígidas.

  EM VÁRIAS PROVÍNCIAS
China cancela celebrações de Ano Novo Lunar


A China cancelou as celebrações do Ano Novo Lunar em várias províncias, devido a pequenos surtos de Covid-19, a fim de evitar possíveis contágios, noticiou ontem a imprensa estatal.

As celebrações foram canceladas nas províncias de Sichuan, Liaoning e Heilongjiang, onde se registaram vários surtos, bem como em Yunnan, Hubei, que tem Wuhan como capital, Ningxia, Gansu e Shanxi.

Além de algumas zonas noutras províncias do país, os festejos serão também proibidos em Pequim, onde as autoridades já anunciaram, na se-mana passada, que as feiras tradicionais, celebrações de massas e exposições relacionadas com o Ano Novo chinês,  hoje, não poderão realizar-se.

As autoridades também sugeriram que em 24 províncias do país as pessoas passem os feriados no local onde residem, a fim de minimizar os riscos de contágio. O Ano Novo Lunar, principal festa das famílias chinesas, é a maior migração interna do planeta, com dezenas de milhões de trabalhadores a regressarem às respectivas terras natais.

Nas últimas 24 horas, a China identificou 103 casos de Covid-19, o valor mais alto desde finais de Julho.
O país tem a pandemia relativamente sob controlo, tendo contabilizado um total de 87.536 infectados desde o primeiro caso e 4.634 mortos, mas as autoridades chinesas temem a propagação de casos durante as celebrações do Ano Novo Lunar.

As companhias aéreas cancelaram todos os voos de e para Shijiazhuang, capital da província de Hebei, actualmente em confinamento, por causa de um novo surto. A cidade, que testou os 11 milhões de habitantes em três dias, anunciou que irá realizar uma nova ronda de testes, que espera completar em dois dias, desta vez.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo