Desporto

Yanick Moreira desfalca a Selecção em Yaoundé

Juscelino da Silva

Jornalista

O poste Yanick Moreira, 2,11 metros, é baixa confirmada no conjunto orientado por José Neto. O atleta vai falhar a segunda e última janela FIBA de apuramento ao Campeonato Africano das Nações, Afrobasket'2021, que se disputa de 19 a 21 do corrente, em Yaoundé, Camarões.

13/02/2021  Última atualização 20H05
Jogador é baixa no conjunto nacional durante a qualificação para a competição continental © Fotografia por: M.Machangongo | Edições Novembro
A informação foi avançada, ao Jornal de Angola, pelo vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Sílvio Lemos.
Yanick, de 29 anos, estará ausente do compromisso da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol pela segunda vez, depois de já ter falhado a disputa da  primeira janela, em Kigali, Rwanda.

De acordo com Sílvio Lemos, a FAB cumpriu com todos os requisitos e tudo fez para ter o poste na Selecção Nacional, mas as restrições e o problema de saúde pública que se vive na Europa perigam muito a mobilidade dos atletas, e a Grécia não foge à regra uma vez que o sistema sanitário daquele país está quase a entrar em colapso e não há garantias que se o Yanick Moreira sair possa voltar a entrar para representar a sua equipa.

O dirigente assegurou que a direcção da FAB tem estado a conversar com o atleta e a negociar o melhor momento para a sua integração na Selecção Nacional. "É mais provável que o Yanick Moreira não se junte a nós em função da pandemia e das regras sanitárias impostas na Grécia. Portanto, não vamos contar com ele, até para ponderarmos e salvaguardarmos a saúde dele e a continuidade na sua equipa AEK de Atenas. O momento que atravessa a Grécia, em termos da pandemia da Covid-19, é que vai impossibilitar a vinda dele, mas ele queria muito vir para representar a selecção”.

Sílvio acrescentou que o atleta estará disponível para os próximos compromissos da Selecção Nacional. No capítulo administrativo, tudo decorre como estava previsto, e a FAB tem estado a interagir com a FIBA.
Na segunda-feira, o combinado nacional vai efectuar o último teste antes de deixar a capital rumo a Yaoundé.  Sílvio Lemos acrescentou que a FAB tem procurado as me-lhores vias para chegar ao palco da competição, de forma a evitar muitas paragens nos aeroportos por causa da pandemia da Covid-19.

Um voo directo de uma companhia nacional de bandeira pode ser a opção, para transportar  a delegação para os Camarões na quarta-feira.
Ontem, a Selecção Nacional cumpriu mais um dia treino, com a integração do extremo Malick Cissé, que está 90 por cento recuperado da lesão, de acordo com o fisioterapeuta António de Sousa.

O atleta treinou de forma limitada com o grupo, mas o corpo clínico assegurou que, até ao dia da eleição dos doze, estará 100 por cento recuperado e pronto para dar a sua contribuição, caso seja escolhido por Zé Neto.
A não vinda de Yanick Moreira e Sílvio Sousa abre boas expectativas para os postes Gilson Bango e Aboubakar Gakou, uma vez que Jone Pedro e Valdelício Joaquim devem ter presença assegurada no combinado nacional. Os dois atletas trabalham com afinco para convencerem o seleccionador nacional.

Ontem, a Selecção Nacional cumpriu mais um dia de treino. A vertente defensiva dominou a maior parte do tempo.
Cissé e Hermenegildo Santos estavam a treinar com limitações. O primeiro tinha lesão no tornozelo direito e o segundo chegou a fracturar o indicador da mão direita, mas não o impossibilitou de treinar com o "cinco" nacional.
O corpo clínico assegurou que até ao dia da eleição dos doze eles estarão recuperados e  aptos, se forem opções do treinador.

Pedro Bastos, Gerson Gonçalves "Lukeny", Alexandre Jungo e Wilson Ambrósio, que falharam o treino matinal por razões administrativas, já integraram o grupo de trabalho.
Ontem, trabalharam os bases Gerson Domingos, Childe Dundão, Hermenegildo Santos e Milton Valente; os extremos-base Jacques da Conceição, Carlos Morais, Pedro Bastos; os extremos José António, Leonel Paulo, Melvy da Silva e Malick Cissé; os extremos-postes Wilson Ambrósio e Aboubakar Gakou e os postes Valdelício Joaquim, Gilson Bango, Alexandre Jungo e Jone Pedro.

A Selecção Nacional volta a trabalhar amanhã a partir das 9h00, no Arena do Ki-lamba. A viagem para a ci-dade de Yaoundé está agendada para quarta-feira em voo fretado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto