Opinião

Yoso yatema

Augusto Cuteta

Jornalista

“Fome aumenta. Meninos na rua aumenta. Senhoras nos contentores e pedintes não se fala mais. Mas, ‘stamos a lutar contra a fome e a seca no Sul. Campanha se mobiliza para todos ajudarem com bens essa população. Gafanhotos lá já morreram, parece”

16/05/2021  Última atualização 06H05
Bonjour, filho. Então, como ‘stão aí nas europas? O jovem macroniano e sua madame andam calmos? Lhes manda abraço, porque sou admirador desse casal. Eles provam que amor existe. É tipo como eu e a tua mãe. Vês que, desde que ela partiu p’ro outro lado, teu pai continua ‘mbora aqui sozinho. Mesmo essas miúdas ‘stão a me desconseguir!

Mas, aqui, ‘inda vamos nos aguentando, graças a Deus. É só essas coisas feias de sempre que nos acontecem. Todos os dias, pessoa que não quer maldade, mas basta ligar televisão ou a rádio para ter contacto com essas brincadeiras que estragam o mundo! Mas, as coisas aqui ‘stão mesmo quentes, que, quando Covid-19 passar, meu filho, me leva ‘inda para respirar os ares daí das europas. Já me imaginaste a beijar aquela Torre de Paris? Até vou me meter nos "feicibuki” para todos me verem.

Mano, a chuva não queria passar, mas lhe ralharam e foi. A maka do lixo ‘stá mais ou menos. Os mosquitos dele é que ficaram connosco. E as moscas também. E mano sabe que mosquito é inimigo da saúde. Agora, o paludismo é que ‘sta a dar que falar. Hospitais cheios de pessoas doentes. Muita gente nos corredores a serem atendidas, porque não há camas que chegam para todos. Nas poucas camas que há, os pacientes são arrumados tipo porco. Dois doentes numa só cama!

Filho, as coisas ‘stão mesmo quentes, pá. Mesmo esse teu sobrinho pequeno, fiquei até burro, colegas dele, miúdas iguais, ‘stão atrás para lhe namorar já. Anteontem, tive que lhes correr daqui da casa. Depois, essa tua irmã, quando se fecha ali no Kilamba dela, pensa que eu é que devo cuidar do filho soiznho. O miúdo já tem 15 anos. Está moço!

Fora isso, mano, aqui coronavírus ‘stá mesmo quente. Aquele luxo que tínhamos de poucos casos diários acabou. Agora, é só duzentos e tais, cento e tal casos por dia. As mortes que a Covid ‘stá a matar são muitas. Já passamos as seiscentas! Também, mô filho, polícia se cansou com a indisciplina das pessoas. Ninguém quer usar máscara na rua. Mesmo nos táxi, você olha mesmo jovem bom, moça bonita, mãe de família, pessoa que estudou, não quer ‘mbora cumprir regras de protecção.

Falando em polícia, já te disse que, depois de ouvir esse mô áudio, apaga do ‘tô "uachapi”. Todo o cuidado é pouco. As coisas ‘stão quentes. Mas, moço fresco, cheio de vida, que podia arranjar outra mulher, matou moça alheia, por descobrir que ela anda lhe trair com outros homens! Não gostei nada dessa atitude do rapaz. Aliás, ele próprio também não gostou nada do que fez, por isso, também se suicidou. Era polícia e conhecia as leis, acho.

De morte não é tudo, mano. Perdemos, no sábado antepassado, o Raul Danda. Não ‘stás a ver aquele deputado que lia crónicas no parlamento? Sim, aquele que eu te falava que gosto da forma como apresentava a comunicação dele na Assembleia Nacional. Teve crise em casa. Não resistiu. Perdemos um grande político, jornalista, actor, cantor e um grande homem. Mesmo ele sendo da Unita e eu do partido, lhe gostava, também!

Mas, as coisas aqueceram mesmo. Tinha te falado das makas das universais? Além de se pôr o pé aos pastores que bumbavam a "vuvulai”, fecharem as "nguelés”, lhe tiraram sinal das recordes. Mal é só que não ‘stamos a assistir "Génese”!
A coisa não aqueceu só ali. O Nunes, aquele rapaz que disse que é o Simão... o Toco. Esse também lhe retiraram a banga no tribunal. Tudo deram para gestão dos 12 Mais Velhos.
Yoso Yatema, mano. Fome aumenta. Meninos na rua aumenta. Senhoras nos contentores e pedintes não se fala mais.  Mas, ‘stamos a lutar contra a fome e a seca no Sul. Campanha se mobiliza para todos ajudarem com bens essa população. Gafanhotos lá já morreram, parece.

Quem, também, queria aquecer era o grupo de professores. Mas, Governo é vijú. Lhes aguentou. Greve deles foi só jajão. Vão lhes resolver maka em dois anos. Também como vão agir bem, se lhes falam 'mbora que não sabem ler nem escrever bem? Não sabes que os outros reprovam buê de alunos na universidade, até estudantes 'stão a abandonar a faculdade!
Mano, vou já desligar a Internet. Saldo ‘stá caro. Depois, me resolve maka do pedido. Tenho casamento da tua prima. Quero fato novo.
Um beijo desse teu velho que te ama muito.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião