Economia

Zaire forma agentes municipais de apoio ao produtor nacional

Kayila Silvina | Kuimba

Jornalista

Um total de 36 agentes de apoio ao produtor agrícola dos municípios do Soyo, Nzeto, Tomboco, Nóqui, Kuimba e Mbanza Kongo, na província do Zaire, participaram, ontem, num seminário de capacitação sobre o funcionamento do Programa de Divulgação da Produção Nacional (PPN), promovido pelo Ministério da Economia e Planeamento.

10/03/2021  Última atualização 08H00
Seminário sobre a divulgação da produção atingiu as metas © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro
A acção formativa que contou com a participação de quatro técnicos do Ministério da Economia e Planeamento teve como objectivo, munir os agentes de apoio aos produtores com capacidades para a formalização e do seu registo a nível dos municípios.
O seminário visou ainda capacitar os agentes de apoio ao produtor sobre o manuseamento dos meios que foram fornecidos pelo Ministério da Economia e Planeamento, nomeadamente motorizadas para deslocação nas comunas e as zonas mais recônditas bem como tabletes com acesso à internet, com vista a apoiar o processo de cadastramento dos produtores.
Durante a formação, os participantes debruçaram-se de vários temas, como "Como inserir os dados do produtor”, "Onde estão os produtos cultivados” e a "Localização dos campos”.

Formação

O chefe do Departamento para Competitividade e Inovação do Ministério da Economia e Planeamento, Laércio Cândido, disse que a formação enquadra-se no âmbito do programa do Governo inserido no PRODESI.
Segundo explicou, a partir de agora, os agentes municipais de apoio ao produtor, passam a fazer o registo e divulgação da produção nacional.
Fez saber ainda que com a formação, o Ministério da Economia e Planeamento pretende que mais produtores sejam registados e inseridos no Portal de Divulgação Nacional, unindo os produtores aos consumidores, a nível de todo o país.

Garantiu que enquanto vigorar o PRODESI, os agentes municipais de apoio ao produtor vão continuar a trabalhar como voluntários.
"Os agentes municipais de apoio ao produtor vão permitir que, estejam cadastrados e conhecidos a nível das comunais e municípios, todos os agricultores e saber que tipo de produção existe numa determinada localidade”, informou.
Para isso, avançou, o Ministério da Economia e Planeamento pretende recrutar mais de 900 agentes municipais de apoio ao produtor a nível do país, para registar todos os produtores nacionais.
A província do Zaire é a quarta localidade a acolher o seminário do género, depois da Lunda-Sul, Moxico e Uíge, numa estratégia de deslocalizar os briefings.

  326 projectos agrícolas são aprovados pela banca

Um total de 346 projectos ligados ao sector da Agricultura foram aprovados pela banca, no quadro do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).
Segundo o boletim de acompanhamento do programa, a que o Jornal de Angola teve acesso, até sexta-feira, o PRODESI teve um registo de 1.235 projectos ligados ao sector produtivo, dos quais 742 foram aprovados pelos 24 bancos.
No sector do Comércio e Distribuição foram aprovados um total de 214, seguido da Indústria Transformadora (74), Pecuária (31), Aquicultura (25), Indústria Alimentar e Bebidas (24), Pesca Marítima (22) e Continental (6).

Quanto aos projectos aprovados por província, Luanda continua a liderar com 156, seguido do Huambo (58), Benguela (54), Huíla (46), Cuanza-Sul (43), Bengo e Bié (38, cada), Uíge (37), Cuando Cubango (32), Cunene (30), Cabinda  e Lunda-Sul (29, cada).
Malanje e Namibe constam da lista com 27 projectos cada, de projectos aprovados no quadro do PRODESI, seguida da Lunda-Norte e Zaire 26 cada, Cuanza-Norte, 24. A província do Moxico aparece com 22.
A fonte indica que os 24 bancos aprovaram um crédito de 492.706 milhões de kwanzas, sendo que o rácio de projectos submetidos à banca e aprovados é de 60,8 por cento (6 em cada 10 projectos são aprovados). O BDA recebeu  595 projectos, dos quais 509 foram aprovados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia