Cultura

Zaire quer revitalizar Cine Clube de Mbanza Kongo

As obras de requalificação do complexo desportivo e cultural do Cine Clube Comandante Bula, em Mbanza Kongo, Zaire, serão retomadas este ano, informou, ontem, o director do gabinete provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, André Malufuene.

12/02/2021  Última atualização 18H27
O cine preve, a ampliação e modernização © Fotografia por: DR
A infra-estrutura herdada da época colonial está inoperante há três anos, altura em que começaram as obras de requalificação e modernização, interrompidas dois meses depois por dificuldades de ordem financeira. O principal propósito da requalificação era dotar a sala de espectáculos, com a capacidade de 500 lugares, de condições para acolher a cerimónia de abertura da primeira edição do Festival Internacional da Cultura Kongo (Festikongo), em Julho de 2018.

O projecto previa, também, a ampliação e modernização do campo multiuso adjacente, com o aumento da capacidade de assentos na bancada e consequente cobertura do salão. André Malufuene adiantou, ainda, que a retomada das obras de reabilitação consta das prioridades para este ano. A infra-estrutura, reconheceu, é importante por ser um espaço de socialização e entretenimento. Enquanto se aguarda pelo reatar das obras, explicou, o complexo Cine Clube de Mbanza Kongo tem sido alvo de vandalização.

A maioria dos jovens de Mbanza Kongo aplaudiram o regresso às obras de requalificação do complexo cultural e desportivo. Para António Mpengo, 30 anos, o governo deve passar a gestão deste edifício para agentes privados com capacidade financeira, para garantir melhor conservação e gestão.

Jogos tradicionais

O responsável da área de promoção e valorização do Centro Histórico de Mbanza Kongo, no Zaire, Ngonga Afonso, advogou, ontem, o resgate e preservação dos jogos tradicionais da região. Para Ngonga Afonso, o Ministério da Cultura devia catalogar estes e outros jogos tradicionais do país para os inserir no currículo do en-sino de base, visando a sua divulgação e preservação. "Alguns destes jogos tradicionais eram usados como estratégia militar para a defesa do reinado”, adiantou, além de pedir a colaboração da sociedade na preservação e perpetuação desse legado, que considerou ser parte valiosa do património imaterial.

O Zaire é detentor de um património cultural material e imaterial excepcional. Este atributo permitiu a inscrição de Mbanza Kongo na lista do Património da Humanidade, em 2017. A cidade de Mbanza Kongo tem uma população estimada em 155 mil habitantes, distribuídos pelos bairros Sagrada Esperança, Álvaro Buta, Martins Kidito, 4 de Fevereiro e 11 de Novembro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura