Regiões

Zonas consideras críticas são desminadas este ano

As brigadas de desminagem da província do Cunene vão dar prioridade, este ano, as acções de remoção de engenhos explosivos nas zonas críticas das comunas da Môngua, Chiedi e Mupa, para garantir a livre circulação de pessoas e bens, informou, ontem, a Angop.

03/02/2021  Última atualização 08H00
Cunene dá prioridade, a remoção de engenhos explosivos © Fotografia por: Edições Novembro
Tratam-se das brigadas afectas à Comissão Executiva, das Forças Armadas Angolanas (FAA), Polícia de Guarda Fronteira e do Intitulo Nacional de Desminagem (INAD), que vão actuar nessas áreas localizadas nos municípios do Cuanhama, Namacunde e Cuvelai.
Ao falar, ontem , na abertura das actividades operacionais de desminagem referentes ao ano 2021, o coordenador da Comissão Executiva no Cunene, Paulo Taukondjele, disse que a região conta ainda com muitas zonas suspeitas de minas, que devem ser prioritárias.

Informou que do levantamento feito, sobretudo, na comuna da Môngua, concluiu-se que existe um cordão de minas. Em função desta situação, disse,  o Governo local e a Comissão Executiva devem conjugar esforços para a criação de condições necessárias para as brigadas trabalharem sem preocupação na limpeza das áreas consideradas suspeitas de minas.
Paulo Taukondjele afirmou que a Comissão Executiva vai continuar a reforçar as acções de educação sobre os riscos de minas, para impedir mortes como as que aconteceram com dois jovens que faleceram no dia 27 de Janeiro, na cidade Ondjiva, quando cerravam um engenho, com intenção de retirar  mercúrio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões