Sociedade

Zungou panos nas ruas de Luena e fez o Mestrado em Luanda

Rui Ramos

Jornalista

Bendito Guilherme Muhusso, filho de Guilherme Jacinto Muhusso e de Maria Cassemene, nasceu em 1991, no Município da Cameia, província do Moxico.

14/02/2021  Última atualização 13H28
Benedito Muhusso é responsável na Adminsitração do Luau © Fotografia por: Benidito Muhusso Edições Novembro
Em 1999, com 8 anos, por causa do confronto militar entre as forças do Governo e da UNITA, na Cameia, foi forçado a refugiar-se com os  pais na cidade do Luena, tendo sido alojado no campo de deslocados de guerra "Kamuzanguisa do Lumege", perto do rio Luena.
No Kamuzanguisa, Bendito Muhusso frequentou a 1ª e a 3ª classes nos anos 2000-01. Pela idade, já avançada, pela óptima assimilação e por recomendação do professor, Bendito não fez a 2ª classe.

Com a redução do apoio do Programa Mundial Alimentar (PAM) aos deslocados, muitos optaram pelo regresso à Cameia.
Mas os pais de Bendito preferiram não regressar, para garantirem a continuidade da formação aos filhos, estabelecendo a residência no Bairro Zorró. Mas o pai, diante das enormes dificuldades do dia a dia, regressou às chanas da Cameia para retomar a  pesca, enquanto a mãe se dedicava  à venda de peixe nos antigos mercados do Zorró.

Entre 2002 e 2008, Bendito  Muhusso frequentou da 4ª à 9ª classes e  em 2011  conclui  no Instituto Médio de Administração e Gestão o curso de Técnico de Informática. Mas no período de 2004 a 2011, a trajectória de Bendito foi marcada por muitas lutas e desafios.  
Com o objectivo de ajudar os pais na luta pela sobrevivência, Bendito começou a zungar sacos plásticos e depois roupas de criança e de mulher e loiças  que vinham do Cuito e Huambo. Anos depois, vendeu panos dos pais dos seus amigos, ora na zunga ora nas barracas, no Mercado do Zorró.

Mais tarde, após  conseguir alguns valores monetários com a venda de panos, Bendito decidiu fazer negócio próprio, zungando medicamentos; e, mais tarde, foi  moto-taxista. Entre 2007 e 2011, Bendito já era pai de dois filhos (teve a primeira filha aos 16 anos, em 2007).
Após terminar o ensino médio, em 2012, Bendito decide  viajar para o Huambo para fazer o ensino superior, "após uma profunda reflexão sobre a origem e a realidade da família". "Não consegui  vislumbrar um potencial "salvador" ou impulsionador da família."
  Bendito desfez-se assim das más influências de alguns amigos e libertou-se do ambiente negativo do próprio bairro.

"Eu tinha necessidade  de superar limitações relativas ao vocabulário e à expressão verbal, por perceber que o meu português estava muito enferrujado, pois só falava português quando estivesse na escola.
 Bendito começou a falar a Língua Portuguesa aos 8 anos, no Kamuzanguisa, altura em que começou a frequentar a escola. "Quando o professor pedisse "Lê", eu respondia também "Lê"; - "Lê, ó menino", orientava o professor. - "Lê, ó menino", respondia eu, pois não compreendia."Para o Huambo, Bendito levou  a esposa e filhos, 3 irmãos, 2 primos e um sobrinho.

Em 2015, no meio das maiores dificuldades financeiras, Bendito concluiu a licenciatura em Contabilidade e Finanças, no Instituto Superior Politécnico Sol Nascente  do Huambo, onde se destacou, durante 4 anos, como o melhor estudante do curso e  como o melhor finalista pelo critério de nota (média final do curso mais alta).

Durante a sua estada no Huambo, de 2012 a 2016, trabalhou como  técnico da Repartição do Património do Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas, estagiário em Contabilidade na Educa-Futuro do Huambo, técnico de Contabilidade, Finanças e Recursos Humanos, no Colégio Politécnico ROFRAC, e  professor de Introdução à Economia e Desenvolvimento Económico e Social, no Colégio Sol Nascente.

Em 2017, mudou-se para Luanda para frequentar o mestrado em Economia, na especialidade de Política Económica e Desenvolvimento, na Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto. "A ida para Luanda foi uma das mais difíceis decisões da minha vida, deixei  o emprego e a família, mas estudei com afinco, apesar das dificuldades financeiras, e terminei os estudos."
Em 2019, com outros 2 jovens, com apenas 75 mil kwanzas de capital próprio, fundou a Luconta, uma empresa de Consultoria Empresarial e Formação, com sede no Luena.

No mesmo ano, devido às suas intervenções  em matérias económicas, contabilísticas e tributárias, Bendito foi convidado pelo governador da província do Moxico, Gonçalves Mwandumba, para  seu assessor para a Área Económica, intenção que não foi concretizada por motivos alheios à vontade de Bendito.   
Entre 2018-20, Bendito foi docente universitário, no Instituto Superior Politécnico Privado Walinga do Moxico e na ex-Escola Superior Politécnica do Moxico.  Bendito exerce, hoje, aos 29 anos, as funções de director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística da Administração Municipal do Luau.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade