Política

“A educação é vital para o futuro de qualquer país”

Xavier António

Jornalista

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, considerou, segunda-feira, na cidade de Abuja, Nigéria, que a “educação é vital para o futuro de qualquer país”.

14/05/2024  Última atualização 08H02
Ana Dias Lourenço está desde domingo em Abuja, Nigéria © Fotografia por: DR

"Em Angola, tratamos a educação como um sector determinante para a valorização do capital humano. Temos um cuidado particular com a educação das raparigas, pois educar uma mulher é educar uma Nação”, disse Ana Dias Lourenço, por ocasião do Lançamento da Campanha "WeAreEqual”, na Nigéria.

Neste particular, a Primeira-Dama defendeu, também, o reforço na advocacia para alfabetizar e recuperar o atraso escolar das raparigas, com especial atenção às das zonas rurais.

"Precisamos, com urgência, de promover a confiança, a segurança e a estabilidade através da criação de ambientes seguros, protegidos e estáveis e sensibilizar a juventude para os progressos significativos no desenvolvimento e crescimento da África que queremos”, ressaltou.

No entender de Ana Dias Lourenço, um maior investimento nas pessoas, por uma educação de qualidade, com o aumento do acesso à educação pré-escolar e secundária, especialmente para as meninas, "é essencial para que, com determinação e visão, possamos, efectivamente, homens e mulheres, contribuir para a sustentabilidade do nosso desenvolvimento com um olhar inovador e um compromisso inabalável para o bem-estar das comunidades”.

Em Angola, informou, está a ser implementado, desde 2021, o Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos, que envolve cerca de 9 milhões de alunos das escolas de Educação Pré-Escolar, Ensino Primário e Secundário.

"O Projecto visa a formação de professores e gestores escolares, apoiar estratégias para promover o empoderamento das meninas através da melhoria do sistema educativo e acesso à educação, capacitando as meninas e jovens mulheres, dando-lhes oportunidade de matricularem-se e concluírem pelo menos o ensino secundário”, esclareceu.

Ana Dias Lourenço está desde domingo, em Abuja, a convite da Primeira-Dama da Nigéria, senadora Oluremi Tinubu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política