O Conhecida pelas suas excepcionais condições climatéricas, que permitem a produção de uma gama variadíssima de produtos agrícolas, a província do Uíge procura assumir maior protagonismo na oferta de bens alimentares no país e, por via disso, colocar-se entre as regiões mais pujantes de Angola, no que à Agricultura diz respeito.
O novo Sistema de Registo e Cadastro das Comissões e Conselhos de Moradores, apresentado ontem pelo Ministério da Administração do Território (MAT), vai revitalizar o funcionamento e organização das Comissões e Conselhos de Moradores.
O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, apelou para que a proposta de Lei de Revisão da Constituição, de iniciativa do Chefe de Estado, seja discutida sem tabus nem preconceitos. Seguem trechos da conferência de imprensa que serviu para apresentar as linhas gerais da proposta de revisão da Constituição
O constitucionalista angolano Esteves Hilário esclareceu, terça-feira, em Luanda, que embora a iniciativa para revisar a Constituição tenha partido do Presidente da República, João Lourenço, a última palavra para a prossecução e consumação do acto pertence à Assembleia Nacional.
A iniciativa do Presidente da República, João Lourenço, em propor uma revisão pontual da Constituição, respeita os limites estabelecidos para o alcance deste fim, informou ontem ao Jornal de Angola o jurista Albano Pedro.
A Rússia considera absolutamente inaceitáveis as novas sanções adoptadas pelos Estados Unidos e pela União Europeia contra altos responsáveis russos pelo suposto evenenamento e perseguição judicial contra o opositor Alexei Navalny.
A democracia representativa, pela qual as populações delegam, pelo voto, quem decide por elas, a mais propalada como solução dos povos, é, também, a que revela maiores contra-sensos, desde logo pelas diversas formas como pode ser exercida.
Tenho por hábito andar de canal em canal internacional para me atualizar em notícias. Claro que por razões óbvias, incluindo a língua, vejo as internacionais portuguesas que, verdadeiramente, são domésticas e os sujeitos receptores fora de Portugal são apenas os emigrantes e os Palop.
Os angolanos tomaram conhecimento, com satisfação, da notícia de que vacinas contra a Covid-19 começaram a chegar ao país. Terça-feira o país recebeu o primeiro lote de 624 mil doses de vacinas contra a Covid-19 AstraZeneca, produzidas na Índia, país considerado a maior farmácia do mundo.
Gilmário Vemba mostrou a sua nova faceta cultural.
A dupla de kuduristas Nerú americano e Scró Q Cuia soma e segue.
Cerca de 700 toneladas de fertilizantes estão disponíveis na província de Benguela para serem distribuídos às famílias do meio rural, informou, ontem, na povoação do Kulango, a vice-governadora para a área Política, Económica e Social, Deolinda Chocondoca Valiyangula.
As mercadorias expedidas pelos correios ou contidas na bagagem pessoal dos viajantes, estão dispensadas do Procedimento de Despacho e do pagamento de direitos aduaneiros, à taxa devida pela prestação de serviços, desde que reúnam os requisitos de bens de uso pessoal, e que cumulativamente reúnam as condições visadas por lei.
A elaboração da lista de convidados, de ambas as famílias, para o copo-d’água, tem sido um momento difícil para os noivos. Devido às restrições impostas pela Covid-19, os nubentes são obrigados a “riscar” alguns “parentes importantes”, que chegam a questionar as razões pelas quais foram preteridos
Num documento precioso e de leitura histórica leiloado há pouco tempo, está lavrado o que, no tempo do exílio do imperador Napoleão, após a derrota na batalha de Waterloo, ele e o seu staff recebiam diariamente em Santa Helena.
A viagem começa cedo, mas só depois de garantidas as devidas medidas de precaução. A informação que move a nossa equipa a se “aventurar” numa via que quase todos os automobilistas fogem é claramente aliciante: menos tempo de estrada entre Namibe e Benguela. Há quem diga que já se pode almoçar na capital duma província e jantar na outra.
A história triste e motivadora de uma mãe de “sereia” mostra-nos quantas barbaridades podem ser evitadas, se as famílias carentes e desinformadas souberem para onde se dirigir, se, por um acaso, a vida as presentear com uma criança com hidrocefalia.
Sem qualquer actividade produtiva, industrial ou das grandes superfíceis comerciais que estimulem o desenvolvimento, a Santa-Clara, uma localidade da província do Cunene, que nasceu do comércio fronteiriço entre Angola e Namíbia, hoje apenas superada pela cidade de Ondjiva em termos populacionais, está a viver momentos de sufoco desde o encerramento da fronteira terreste por conta da Covid-19, dada a sua total dependência económica do país vizinho.
O primeiro secretário nacional da JMPLA disse, ontem, em Luanda, que é necessário reforçar as estruturas de base da organização no sentido de tornar os militantes mais activos, fortes, produtivos e capazes de solucionar os problemas sociais nas comunidades.
O município da Catumbela, na província de Benguela, vai ganhar, nos próximos tempos, um novo hospital, a ser construído de raiz, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), anunciou o governador provincial, Rui Falcão, por ocasião do 60º aniversário do início da Luta Armada de Libertação Nacional.