Opinião

27/04/2024 Última atualização 06H25
Opinião

É necessário humanizar os serviços de tributação

Por conta de algum ajuste da pauta aduaneira, concretamente relacionada com a taxação dos produtos de uso pessoal, nos últimos dias, a Administração Geral Tributária (AGT) esteve, como se diz na gíria, na boca do povo. A medida gerou uma onda de insatisfação e, sendo ou não apenas a única razão, foi declarada a suspensão daquela modalidade de tributação, nova na nossa realidade.

27/04/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Rosa de veludo caule

Persigo, incessante, mais um instante para privilegiar o sossego. Para a parte maior da raça humana, pondero tratar-se da necessidade que se vai evidenciando quando a tarde eiva as objectivas da vida. Rastos de águas passadas há muito direccionam o moinho para a preciosidade do tempo.

27/04/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Autarquia: um novo paradigma de gestão sócio-administrativa

No sentido lato, a descentralização da administração pública não deve ser encarada apenas como um expediente” técnico e utilitário”, para melhoria da eficácia e eficiência. Por conseguinte, a ideia filosófica usada como base para elencar outros conceitos em outros ramos do conhecimento, o bem comum é definido a partir do interesse público, ou seja, tudo que é pertinente ao usufruto ou que beneficie uma sociedade como um todo.

26/04/2024 Última atualização 11H35
Opinião

As hipóteses académicas e a realidade da economia

Em diferentes ocasiões, vimos como o mercado angolano reage em sentido contrário às hipóteses académicas, avançadas como argumentos para justificar a tomada de certas medidas no âmbito da reestruturação da economia ou do agravamento da carga fiscal.

26/04/2024 Última atualização 11H35
Opinião

Acções de responsabilidade social

O conceito de Responsabilidade Social teve grande visibilidade desde os anos 2000, e tornou-se mais frequente depois dos avanços dos conceitos de desenvolvimento sustentável. Portanto, empresas socialmente responsáveis nascem do conceito de sustentabilidade económica e responsabilidade social, e obrigam-se ao cumprimento de normas locais onde estão inseridas, obrigações que impactam nas suas operações, sejam de carácter legal e fiscal, sem descurar as preocupações ambientais, implementação de boas práticas de Compliance e Governação Corporativa.

26/04/2024 Última atualização 11H35
Opinião

O komba do Passado Colonial passa por desculpas e reparações

A ideia segundo a qual Portugal deve assumir as suas responsabilidades sobre os crimes cometidos durante a Era Colonial, tal como oportunamente defendida pelo Presidente da República portuguesa, além do ineditismo e lado relevante da política portuguesa actual, representa um passo importante na direcção certa.

24/04/2024 Última atualização 13H50
Opinião

As transições políticas e democráticas em África

O continente africano é marcado por um passado colonial e lutas pela independência, enfrenta, desde o final do século passado e princípio do século XXI, processos de transições políticas e democráticas, muitas vezes, marcados por instabilidades, golpes de Estado, eleições contestadas, regimes autoritários e corrupção. Este artigo é, em grande parte, extracto de uma subsecção do livro “Os Desafios de África no Século XXI – Um continente que procura se reencontrar, de autoria de Osvaldo Mboco.

24/04/2024 Última atualização 13H50
Opinião

Fim do Françafrique e a “segunda independência” da África francófona

A onda de contestação sem precedentes que algumas potências ocidentais enfrentam em África, traduzida em mudanças político-constitucionais, legais, por via de eleições democráticas, como as sucedidas no Senegal, e ilegais, como as ocorridas no Níger e Mali, apenas para mencionar estes países, acompanhadas do despertar da população para colocar fim às relações económicas desiguais, que configuram espécie de neocolonialismo, auguram o fim de um período e o início de outro.

24/04/2024 Última atualização 13H45
Opinião

Lei dos Crimes de Vandalismo de Bens e Serviços Públicos

Trata-se de um relevante marco o facto de o Conselho de Ministros ter aprovado, na segunda-feira, a proposta de Lei dos Crimes de Vandalismo de Bens e Serviços Públicos, para o envio à Assembleia Nacional que, como se espera, não se vai de rogada para a sancionar.

23/04/2024 Última atualização 08H18
Opinião

Nova DPA vs Autarquias: é possível ser feliz, sem quebrar o brinquedo

Semana passada, estive atento a um debate televisivo sobre o processo autárquico versus nova Divisão Político-Administrativa, com as duas principais forças políticas representadas, num painel em que também estiveram representadas outras sensibilidades, nomeadamente da sociedade civil. Um exercício interessante, que veio uma vez mais provar que é possível, na comunicação social angolana, reunir intelectuais de diferentes credos políticos para debater questões de interesse do nosso país.

23/04/2024 Última atualização 08H16
Opinião

Cidadãos esperam por uma justiça digna e fora de quaisquer suspeitas

Pensamos que é chegada a hora da nossa sociedade reflectir seriamente sobre o impacto da má imagem dos tribunais e sobre a credibilidade de todo o sistema judicial em Angola.

23/04/2024 Última atualização 08H12
Opinião

Tratar bem da criança hoje é cuidar bem do velho amanhã

"É preciso que as crianças tenham mais acompanhamento, em especial das famílias”, foram palavras expressas sob a forma de alerta por parte da directora-adjunta do Instituto Nacional da Criança (INAC), um gesto que, apesar de demasiado óbvio e eventualmente desprovido de qualquer necessidade, ainda é passível de ser feito na nossa sociedade.