Opinião

07/06/2021 Última atualização 09H00
Opinião

Cartas dos Leitores

Laboratórios, farmácias e hospitais É curioso o facto de haver próximo dos hospitais laboratórios de análises clínicas e farmácias privados. Será pura coincidência? Não acredito. Penso que os privados, pelo menos em Luanda, se aproveitam das debilidades do nosso sistema de saúde para montarem negócios junto de estabelecimentos hospitalares, vendendo remédios, materiais gastáveis e fazendo análises.

07/06/2021 Última atualização 08H57
Opinião

No ensino, a qualidade também é importante

Há muito tempo que vínhamos falando sobre a necessidade de se prestar uma maior atenção à Educação, de uma maneira geral, mas em particular ao nosso sistema de ensino, cuja qualidade tem vindo a decair anualmente de forma estrondosa e preocupante.

07/06/2021 Última atualização 08H53
Opinião

A Covid-19, a vacinação e o mercado de trabalho

Sabe-se que a pandemia da Covid-19, desde que foi declarada pela Organização Mundial da Saúde, em 2020, afectou o mercado de trabalho em todo o mundo, tendo muitas empresas sido obrigadas a fechar as suas portas, atirando para o desemprego muitos milhares de pessoas, com consequência negativas paras as famílias.

07/06/2021 Última atualização 08H40
Opinião

Dois jovens políticos e a luta contra a corrupção

Adão de Almeida e Liberty Chiaka são dois jovens muito promissores da vida política nacional. Esta semana mantiveram um diálogo publico indirecto, cada um falando da corrupção, mas com discursos que se entrecruzam e complementam.

06/06/2021 Última atualização 06H35
Opinião

Os renegados

Mudei o meu pensamento sobre o que vale ou não a pena considerar prioritário ou importante nos dias que correm. Há coisas que, por capricho de quem pode e manda, já não devem merecer a preocupação dos banidos deste país.

06/06/2021 Última atualização 06H00
Opinião

A última luta de Paulo Kambangela

Em Kitumbulu (fazenda, algures no Libolo) dos anos setenta, Paulo Kambangela era ainda um miúdo que seu padrasto (avô paterno de Matoumorro) mandava correr com os macacos que davam cabo do milho.

06/06/2021 Última atualização 05H30
Opinião

Rimas cruas carregadas de estiga

Com o olhar perdido a vaguear pelo bairro e um misto de emoções, senti-me teletransportada para a minha doce infância no bairro Kalawenda, outrora conhecido por Manguemba e Cambalacho, na Emissora.

06/06/2021 Última atualização 05H25
Opinião

A visão estratégica do “Só-sou-eu-sei”

Mal começara o processo de sondagem para suprir a vacatura na chefia do Departamento de Contraminação da Kinzunzumbia, já a enfarruscada inquietação tinha se apoderado de Só-sou-eu-sei, roubando-lhe a paz e destruindo aquilo que restava de bom em seu carácter; visto que, obsessivo e indisfarçavelmente perturbado, passou a nutrir a vaidosa convicção de que inevitavelmente seria nomeado, legitimado e aclamado por todo o universo como chefe invicto - o tão almejado, iluminado e jamais igualado.

06/06/2021 Última atualização 05H10
Opinião

Tertúlia pós-“Banquete”

Sempre que a TPA nos serve o “Banquete”, reacendem-se discussões, que se estendem do quadrante político ao social e económico. De resto, males da corrupção e periféricos, que potenciaram e promoveram o atraso do País, são transversais às diversas áreas.

06/06/2021 Última atualização 05H00
Opinião

Ousar mudar

"…os países que dependem do sector[petrolífero]serão obrigados a encontrar soluções, tendo em vista a sustentação das suas economias. Não há tempo para ganhar mais… tempo." J.M. da Silva (NJ, 28/5/2021)

05/06/2021 Última atualização 06H05
Opinião

Quarenta anos no deserto

Quando saiu do Egipto, na noite de 14 de Nisã de 1513 a.C., Moisés liderava uma população de judeus estimada em “seiscentos mil homens robustos, a pé, além dos pequeninos. E uma vasta companhia mista saiu também com eles, bem como rebanhos e manadas, uma quantidade muito grande de animais”, conforme relata a Bíblia, no Livro de Êxodo 12:37,38.

05/06/2021 Última atualização 06H00
Opinião

Pesos e medidas

Certas pessoas tendem a pôr de parte grandes pensadores e artistas, nomeadamente, pintores, escritores e músicos, pelos mais diversos motivos, sejam eles políticos ou ideológicos - quase sempre mais pelos primeiros – sejam, raciais, regionais, étnicos ou sexistas.