Especial

Centro de Saúde da Samba aposta na humanização dos serviços

Madalena Quissanga

Jornalista

A humanização dos serviços prestados em saúde é a grande aposta no Centro de Saúde da Samba, onde semanalmente mais de mil utentes com diferentes patologias acorrem à procura de assistência médica e medicamentosa.

08/11/2023  Última atualização 13H36
Centro de Saúde da Samba © Fotografia por: Arquivo

A direcção clínica garantiu que está a trabalhar no atendimento e humanização dos serviços de saúde para os utentes que acorrem em busca de socorro médico.

Nas urgências do centro, explicou a directora clínica, a prioridade são todos os doentes, em particular os que procuram os serviços no estágio mais grave e complexo da enfermidade.

Rosa Manuel acrescentou que na semana finda, o centro atendeu um total de 2.227 utentes, destes, 789 foram atendidos no banco de urgência em função das prioridades e gravidade do estado da patologia que apresentavam.

A patologia mais frequente, esclareceu, foi a doença respiratória aguda, com 150 casos, seguida da malária, com 139, síndrome febril, com 121, doença diarreica aguda, com 82, e hipertensão arterial, com 16.

Em outros serviços, avançou, foram atendidas 173 mulheres na maternidade, 312 no Programa Alargado de Vacinação (PAV), 72 em Estomatologia, 48 em Oftalmologia e 17 em Psicologia.

Neves Bendinha                                                                 

No final de semana prolongado, o banco de urgência do Hospital dos Queimados registou uma grande afluência de 2.611 utentes à procura de assistência médica, em função da patologia que apresentavam e por casos de queimaduras, informou, a directora clínica, Antonieta Guilherme.

Nas urgências dos queimados, referiu a médica, socorreram 91 pacientes com diferentes tipos de queimaduras.

De acordo com os registos, disse, a maior incidência foi para as crianças, com 51 casos registados. Nos adultos, adiantou, atenderam 40 e destes 22 internaram pela profundidade das queimaduras.

O fluxo de pacientes com queimaduras,realçou, aumentou nos quatro dias do final de semana prolongado. A média diária de pacientes com queimadura, apontou, é de 10, mas nesse período foi de 20.

"Lamentamos a morte de quatro pacientes que se encontravam internados a cinco dias na unidade dos cuidados intensivos com queimaduras superiores a 30 por cento da superfície corporal queimada”, referiu.

Em relação às causas das queimaduras, Antonieta Guilherme informou que 70 por cento das queimaduras foram por acidentes domésticos, sendo 60 por líquidos quentes, sete por gasolina, cinco por electricidade e três por gás butano.

"No momento, temos 48 pacientes internados na enfermaria dos queimados e oito na unidade dos cuidados intensivos”, contou.

De acordo com a médica, o banco de urgência da assistência primária atendeu um total de 884 pacientes e destes 16 foram internados.

Zango

Nas últimas 96 horas, 664 pacientes foram diagnosticados com malária, 49 com síndrome gripal, 42 com doença diarreica aguda, 25 com hipertensão arterial e 13 com doença respiratória aguda, no Hospital Municipal do Zango II.

A directora geral da unidade hospitalar, Elsa Ambrósio, avançou ainda que 556 pacientes foram atendidos em pediatria, 187 em ortotraumatologia e  destes 41 por acidente de viação, 37 por agressão física e quatro por ferimento com arma branca.

Quanto às consultas externas, informou que o hospital atendeu 67 utentes em Fisioterapia, 29 em Psicologia, 52 em Estomatologia e 24 em Hemoterapia.

Talatona

Um total de 635 pacientes foi atendido no banco de urgência do Hospital Municipal de Talatona, dos quais 58 foram diagnosticados com malária, 40 com síndrome febril, 14 com doença diarreica aguda e sete com hipertensão arterial, informou, ontem, a chefe do banco de urgência.

Albertina Casimiro explicou ainda que a malária continua a ser a patologia com mais casos registados no hospital e apelou à população para continuar a cumprir as medidas de prevenção e procurarem os serviços médicos tão logo sintam um mal-estar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial