Especial

Dia Mundial da Bondade: Um acto em prol do próximo ignorado pela sociedade moderna

Yara Manuel |

Jornalista

A disposição natural de fazer o bem por meio de acções e palavras é algo que tem se tornado difícil nos dias actuais. A destrinça entre o certo e o errado ganhou uma nova dimensão na era do imediatismo e das redes sociais. Hoje, nem todos os actos de bondade são vistos como tal. Para alguns, o bem feito ao próximo é um passo na divulgação do “status” próprio na sociedade moderna.

13/11/2023  Última atualização 07H15
Um simples obrigado, um belo sorriso ou um gesto carinhoso, são pequenas acções que podem fazer toda a diferença de qualquer um no seu dia-a-dia © Fotografia por: DR

Em Angola, o cenário não foge ao de muitos países, apesar de nos últimos anos, o resgate de valores ser uma das principais "bandeiras” da sociedade angolana, como forma de recuperar a decadência de virtudes.

Actualmente, qualidades como a bondade têm sido cada vez menos vistas em acção no país. Mas, há inúmeras iniciativas a serem feitas para a recuperação de alguns valores e aumento dos actos de bondade.

Especialistas e religiosos acreditam que a redução da bondade hoje é o resultado das adversidades que o mundo enfrenta, como a crise económica, guerras, fome, pandemias e epidemias. Devido a estes problemas, a empatia e compaixão deixaram de existir com frequência como antes.

Para a comunicóloga Ana Loide, apesar destes fenómenos negativos ainda existem no país muitas pessoas que praticam a bondade de forma aleatória. "Apesar de vivermos num contexto social pouco favorável ainda se vêem muitas pessoas que involuntariamente se tornam compassivas ao ver o sofrimento alheio”, afirmou.

A estudante Etelvina Xavier tem uma opinião contrária. Para ela, as pessoas fazem o bem hoje, à espera de algo em troca. "O pensamento é: hoje o meu amigo precisa, amanhã eu posso recorrer a este amigo para me ajudar. Como diz o ditado: Toma lá, dá cá”.

Etelvina Xavier lamenta o facto de a maioria das pessoas praticarem a bondade com a esperança de ser ajudado quando precisar. "A bondade nos dias actuais pode se associar a uma troca de favores, quando na verdade ela deveria ser um  acto de dar sem esperar receber algo em troca”.

A empreendedora Iracelma João considera essencial recuperar, com urgência, princípios como a bondade, por ser uma pura demonstração de amor. "O mundo ainda gosta de pessoas bondosas e todos preferem se relacionar com elas. Além disso, os bondosos têm uma tendência maior à ter compaixão e compreensão, ao ponto de respeitar e entender melhor as necessidades do outro, inclusive apoiando as escolhas e oferecendo apoio quando necessário”, destacou, acrescentando que a bondade é, também, uma forma de fortalecer os relacionamentos afectivos, familiares, de trabalho ou entre amigos.


Igreja tem procurado reforçar  o bem para a sociedade 

Para o reverendo Vladimir Agostinho, da igreja Metodista, apesar de não ser uma data incluída no calendário litúrgico, a igreja tem feito da bondade um tema constante nos cultos, com forma de exaltar princípios sociais, através dos mandamentos bíblicos.

"Seguir os mandamentos de Deus e amar o próximo são fundamentais na convivência social. A igreja exorta que sejamos bondosos com todos, sem excepção, porque o bem que fizemos hoje se reflectirá, inclusive para a nova geração”, disse

As Testemunhas de Jeová acreditam que a formação da personalidade de um indivíduo começa na infância e deve ser moldada a partir desta fase. A solução, para as Testemunhas de Jeová, tem sido a criação de conteúdos de multimédia para ajudar as crianças a aprenderem, desde tenra idade, qualidades como a bondade, de forma a ser útil na vida adulta. Os conteúdos ficam disponíveis para todos, de forma gratuita, e incluem vídeos, manuais de actividades e músicas, que incentivam a praticar o bem.


Actos exemplares tornados mediáticos

No Namibe, há dias , um jovem motoqueiro escalou um edifício para salvar uma menor de 4 anos, que estava no parapeito de um edifício em iminência de queda. A falta de equipamentos de segurança não inibiu o jovem de arriscar a vida pela criança. Ao ser questionado qual foi a motivação deste acto, respondeu que é pai e viu a menina como a própria filha.

Em Luanda, na última terça-feira, dia 7 de Novembro, efectivos da Polícia Nacional prestaram auxílio a uma cidadã, de 20 anos, que se encontrava em trabalho de parto na via pública. Os efectivos realizaram o parto da jovem, que deu à luz no local, e depois a encaminharam para uma unidade hospitalar.

 
Um mundo de compaixão

O 13 de Novembro é celebrado como o Dia Mundial da Bondade, desde 1998. A data foi instituída no Japão pelo Movimento Mundial pela Bondade, com o objectivo de criar um mundo mais bondoso e pleno de compaixão.

O Dia Mundial da Bondade procura reavivar no mundo o sentido de bondade das pessoas. Um simples obrigado, um belo sorriso ou um gesto carinhoso, são pequenas acções que podem fazer toda a diferença.

Neste dia apela-se à paz entre as pessoas, colocando-se de lado as diferenças religiosas e de raça. Com o celebrar da bondade durante um dia, espera-se que se plantem as raízes para se verificar a bondade durante o resto do ano.

A efeméride é celebrada em vários países do mundo. Em alguns oferecem-se flores neste dia, quer a conhecidos, quer a desconhecidos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial