Mundo

Extremistas islâmicos raptaram 110 pessoas

Mais de 110 civis foram sequestrados há seis dias por extremistas islâmicos no Centro do Mali, informaram, ontem, fontes locais. Estes civis foram detidos na passada terça-feira a bordo de três autocarros por homens que obrigaram os veículos e os seus passageiros a se dirigirem para uma floresta, entre as cidades de Bandiagara e Bankass (Centro do Mali), segundo um grupo de associações da região, que pedem a sua libertação.

27/04/2024  Última atualização 12H30
© Fotografia por: DR

"Apelamos à libertação dos mais de 110 passageiros dos três autocarros sequestrados na terça-feira pelos jihadistas", declarou, ontem, Oumar Ongoïba, membro do grupo.

 "Os três autocarros e os mais de 120 passageiros ainda estão nas mãos dos jihadistas", declarou um eleito de Bandiagara, que deseja manter o anonimato por razões de segurança.

Após o sequestro, circularam rumores de que o Exército maliano iria libertar os civis sob a sua custódia. Na terça-feira, o mesmo grupo de associações de Bandiagara emitiu um comunicado de imprensa denunciando a "persistência dos ataques terroristas", o "número crescente de deslocados" nas cidades e a "inação das forças armadas" na região, sem mencionar o sequestro.

Desde 2012, o Mali tem sido assolado pelas actividades de grupos filiados à  Al-Qaeda e ao Estado Islâmico, pela violência dos grupos de autodefesa e pelo banditismo. A crise de segurança está associada a uma profunda crise humanitária e política. A violência alastrou-se pelos países vizinhos Burkina Faso e Níger, precipitando golpes militares nas três nações.

O Mali, o Burkina Faso e o Níger romperam a sua antiga aliança com a antiga potência dominante, a França, para se voltarem militar e politicamente para a Rússia, tendo formado, em Novembro, a Aliança dos Estados do Sahel (AES) e anunciado a sua retirada da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo