Especial

Gabinete Provincial dos Transportes assegura entrega de cartões este mês

Engrácia Francisco

Jornalista

O Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana de Luanda garante a entrega, neste mês de Junho, de cartões de subvenção a todos os taxistas, moto-taxistas e operadores de embarcações de pesca artesanal, revelou, ontem, em Luanda, o director da referida direcção.

03/06/2023  Última atualização 07H55
Todos os taxistas, mototaxistas e operadores de embarcações são instados ao registo © Fotografia por: DR
Em declarações à imprensa, no acto simbólico de entrega aos primeiros beneficiários, feita nas bombas de combustível da Sonangol, na Praia do Bispo, em Luanda, Filipe Kumandala disse que "temos uma margem de cinco mil cartões”, tendo acrescentado que o carregamento do valor será feito mensalmente e de forma automática e que "o valor vai variar de acordo com o veículo”. 

O director do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana de Luanda lembrou que, nas primeiras horas de ontem, foram entregues 200 cartões, tendo adiantado que o documento é  individual e intransmissível.

O documento vai permitir aos beneficiários fazer a aquisição da gasolina ao preço de 160 kwanzas.

Filipe Kumandala afirmou que todos aqueles que quiserem adquirir os cartões deverão dirigir-se à administração do município onde tratou a licença do meio rolante.

"Todos aqueles que têm a licença, devem dirigir-se à administração local para fazer o levantamento do cartão”, assegurou o responsável.

Por outro lado, o director do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana de Luanda garantiu que todo aquele que ainda não tem o cartão, mas já tem a licença não precisa de se preocupar.

Filipe Kumandala frisou que "aqueles que já têm a licença, mas não têm os cartões, não precisam de se preocupar, porque, assim que receberem o documento, terão um retroactivo, ou seja, o valor a gastar será compensado”. Não há necessidade, alertou, de o operador alterar o preço do táxi, por pagar o litro de combustível a 300 kwanzas, porque assim que tiver o cartão consigo, será descontado o valor que gastou.

"O cartão não é transmissível, vem o nome do titular e a matrícula do veículo e o tipo de combustível a abastecer”, sublinhou, acrescentando que o mesmo cartão tem as características de um cartão multicaixa, com cada banco diferente.

O responsável aconselhou os utentes ao uso legal do cartão, de acordo com as cláusulas estabelecidas, porque haverá fiscalização.

O director do Gabinete Provincial de Agricultura, Pecuária e Pescas de Luanda, Wladimir Katinda, avançou que, para a província de Luanda, serão disponibilizados mais de 1.500 cartões, a coincidir com a quota de esforço de pescas para a parte artesanal.

Porém, acrescentou, "hoje, com a abertura do processo, vamos entregar cerca de 50 cartões. Esperamos atingir a meta ainda este mês”,  garantiu.

 

Associação de  Mototaxistas

O presidente da Associação dos Motoqueiros, Transportadores de Angola (AMOTRANG), Bento Rafael, disse que, durante a campanha, cerca de 50 mil motoqueiros trataram a licença.

Bento Rafael afirmou que está satisfeito com a subvenção da gasolina.

 "Todos os licenciados têm a garantia de que vão receber o cartão para o abastecimento de combustível. Todos os que receberem em atraso o cartão, terão o retorno assim que tiverem o cartão em mãos. Serão compensados no cartão”, disse o líder associativo.

O representante da ANATA, Samuel Maurício, disse, igualmente, que os associados estão satisfeitos com a decisão do Estado angolano, pelo que ouviu e atendeu o pedido para que os táxis e moto-táxis não aderissem à subida do preço da corrida”.

"Apelamos aos associados que continuem a tratar a licença, porque só aquele que tiver é que poderá ter acesso ao cartão de abastecimento, que é individual”, apelou.

O primeiro beneficiário, Gunza Domingos, satisfeito, disse que é louvável a iniciativa do Executivo. "Vai facilitar o trabalho, há momentos que gastamos mais de 150 litros, dependendo da distância, por isso estou satisfeito com esse processo”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial