Mundo

Idriss Déby Itno vence as eleições no Tchad

Nove pessoas morreram e 63 ficaram feridas na capital do Tchad por disparos do Exército, após o anúncio dos resultados provisórios das presidenciais de segunda-feira que dão vitória ao Chefe de Estado interino, informaram, sábado, fontes médicas à agência de notícias EFE.

12/05/2024  Última atualização 08H04
Anúncio dos resultados provisórios provoca mortes e feridos © Fotografia por: DR

Agência Nacional de Gestão Eleitoral (ANGE) declarou o Presidente de transição e líder da Junta Militar do Tchad, general Mahamat Idriss Déby Itno, vencedor das eleições com 61,03% dos votos. Antes da divulgação dos resultados, o antigo líder da oposição e Primeiro-Ministro desde Janeiro, Succès Masra, que ficou em segundo lugar, com 18,53% dos votos, reclamou a vitória, tendo denunciado manipulação na apuração dos votos, avisou que o povo "não vai permitir que isso aconteça".

No entanto, activistas dos direitos humanos alegaram que os disparos se destinavam a dissuadir os apoiantes da oposição a se manifestarem. O Governo do Tchad prometeu esclarecer as circunstâncias que provocaram os tumultos. Mais de oito milhões de tchadianos foram às urnas, na segunda-feira, para eleger o novo Presidente, num dia que ficou marcado pela morte de um eleitor e de um soldado, a tiro, em dois incidentes distintos. As eleições, nas quais concorreram dez candidatos (dos quais, uma mulher), marcam o fim de uma transição de três anos desde que o general Déby Itno assumiu o poder na sequência da morte inesperada, em 2021, do pai, Idriss Déby Itno, que tinha governado o país desde 1990.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo