Desporto

Ministro Rui Falcão recebe medalhistas

Rosa Napoleão

Jornalista

“Hoje, as modalidades individuais são as que melhores resultados trazem ao país”. Assim, expressou-se o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, no encontro com os integrantes das selecções de ginástica, judo e karaté, participantes nos campeonatos africanos, terça-feira, na sala de reuniões da instituição ministerial.

01/05/2024  Última atualização 09H00
Governante reiterou que os jovens são o suporte do desporto © Fotografia por: Eduardo Pedro | Edições Novembro

O ministro recebeu, em primeira instância, o conjunto do karaté, composto por 12 atletas, as meninas da ginástica rítmica e, por último, a comitiva da Selecção Nacional de Judo.

Rui Falcão referiu, em declarações à imprensa, que o país vai continuar a aposta nos jovens atletas para que sejam o suporte do desporto nacional.

"Apostar no desporto é sempre um investimento. O mérito é vosso, o orgulho é nosso. Temos a convicção de que serão vocês o suporte do desporto nacional. Já temos muitos campeões no karate, judo e ginástica, mas existem outras modalidades que têm caminho para percorrer e, seguramente, também vão trazer medalhas”, avaliou. 

O ministro revelou que está em curso o plano do desporto que visa olhar às necessidades das modalidades, no geral.

"Estamos a trabalhar para este fim. O plano está a ser ultimado e será discutido com os principais actores do desporto nacional para que todos falemos a mesma linguagem. Se queremos subir no ranking mundial, é preciso haver apostas sérias. Pensamos alargar a base, trabalhar ao nível das escolas e das comunidades comunitárias”, frisou.

A necessidade da formação de quadros é ainda uma das pretensões da entidade do desporto. "Precisamos de formar quadros e outros agentes que possam ajudar-nos na manutenção do desporto nacional. Queremos atingir dez por cento da população, mas, para isso, temos de trabalhar. Está a decorrer no país, o Campeonato Africano de Natação. É um exemplo de trabalho. O objectivo é chegar a uma realização do Campeonato do Mundo de Natação, aqui no país”, aferiu.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto