Cultura

Os Kiezos e Banda Movimento aquecem tarde dedicada ao Semba

Analtino Santos

Jornalista

O histórico conjunto os Kiezos e a banda Movimento animam, hoje, a partir das 12h00, mais uma edição do projecto musical “Muzonguê da Mana Fôlo”, no Quintal da Florinda, no Benfica.

12/05/2024  Última atualização 07H43
Os Kiezos, embora uma formação rejuvenescida preserva a mística, explorando as músicas que marcam a história © Fotografia por: Edições Novembro

Com o lema "Grande Encontro dos Kotas Jovens”, o espectáculo tem como convidados António Paulino, Augusto Chacayá, Robertinho e Tony do Fumo Filho.

A promotora do evento Florinda Miranda garantiu que tudo está a ser feito para um concerto a nível dos melhores que se realizam na capital do país. Quanto à aposta em músicos da antiga geração do Semba, disse não ser a primeira vez, por serem os que mais garantem a presença do público e pela qualidade das canções.

António Paulino e Robertinho, explicou, são artistas naturais de Malanje que muito cedo vieram para Luanda à procura de um lugar na cena musical. As canções, frisou, abordam o quotidiano e sobretudo o período de opressão colonial.

Florinda Miranda realçou que Luanda, apesar de ser um dos maiores palco de espectáculo do país, ainda assim, precisa de mais espaços de divulgação das artes, no geral, e em particular, da música. "O espaço tem ajudado a promover a música distante do centro da cidade. Precisamos apostar em espaços de recreação e lazer em zonas, que facilitam a movimentação de pessoas que estão a viver no Benfica, na Centralidade do Kilamba e no Zango”.

António Paulino é dono de sucessos como "Pontapé”, "Bamba la Uma”, "Bunda yosso ua diki nissa”, "Lalé”, "Kwata Monami” , "Balabina” e "Gienda Gia Mamã”.

Robertinho tem êxitos como, "Kakinhento”, "Sanguito”,"Kalamaxinde”,"Joana”, "Nguma” e "Desespero”. Em 1983, com o tema "Nguma” acompanhado, pelo conjunto os Kiezos, ganhou projecção no programa "Bom Fim-de- Semana”. Tem no mercado os discos "Joana” e "Kakinhento”.

Os Kiezos têm um reportório no qual constam músicas que marcaram Angola, como "Milhorró”, "Comboio”, "Princesa Rita”. Tudo começou na zona do Kapolo Boxi, no Marçal, em 1965, quando Domingos António Miguel da Silva "Kituxi” reuniu os amigos e vizinhos Marito, Adolfo Coelho, Juventino e Avozinho.

A Banda Movimento é das mais versáteis no acompanhamento e execução da música angolana. Fundada a 2 de Março de 1999, pelo Movimento Nacional Espontâneo e, em 2002, o conjunto passou a integrar a Rádio Nacional de Angola. Dos principais temas da formação, destacam-se "Pelenguenha”, "N’gunlungo”, "Ta Stalar”, "Josefa”, "Ta amarrado em Nome do Senhor” e outros.

No programa "Muzonguê da Mana Foló”, já passaram os músicos Calabeto, o Lulas da Paixão, Paulo Flores e Eduardo Paim.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura