Cultura

Palestra aborda as vantagens e desvantagens da obra digital

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Jornalista

O livro digital, acesso, vantagens e desvantagens foi o foco de uma palestra realizada, ontem, no auditório do Instituto Superior Rei Luhuna, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, para celebrar o 23 de Abril, Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor, direccionada à comunidade académica local.

25/04/2024  Última atualização 14H25
Altino Jama defende que a efeméride estimula a reflexão © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

O vice-presidente para Área Científica do Instituto Superior Rei Luhuna, Altino Jama, disse que com a realização da palestra a instituição manifesta o seu compromisso com a investigação e autenticidade das fontes, visando  estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual.

De acordo com Altino Jama, o propósito da realização da palestra, sob o tema "Ensinar ciência e construir cidadania através da leitura”, é despertar e promover o gosto pela leitura, o rigor nas fontes e a importância da investigação como eixos fundamentais para o crescimento de uma instituição do ensino superior capaz de responder às exigências actuais.

O prelector e escritor, Isidore Papy, disse que o livro é fundamental para formatar e moldar o homem, face à nova dinâmica que o mundo vai caminhando, porque o mesmo ensina sem falar.

Isidore Papy explicou que a província do Cunene tem poucos amantes da leitura e poucas instituições que favorecem o acesso grátis aos livros, daí que alguns escritores têm implementado vários projectos, como é o caso do surgimento de Bibliotecas para incentivar o gosto pela leitura nas pessoas, "mas infelizmente ainda há falta de leitores”.

O escritor apelou às instituições afins a promoverem um espaço de Biblioteca livre para os jovens lerem mais e terem a paixão pela leitura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura