Cultura

Yola Semedo canta e encanta público nas festas de Benguela

Arão Martins / Benguela

Jornalista

A cantora Yola Semedo animou, na noite de sábado, milhares de pessoas que acorreram ao palco do “Walale Maio é Benguela”, instalado no perímetro adjacente ao Estádio Nacional de Ombaka, arredores da cidade das Acácias Rubras.

13/05/2024  Última atualização 07H04
Cantora reconheceu que passou por momentos difíceis e manifestou a alegria em cantar na terra onde nasceu e cresceu © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro

No espectáculo enquadrado nos 407 anos desde que Benguela, Mãe de todas as  Cidades, ascendeu à categoria de cidade, a assinalar-se no próximo dia 17 do mês em curso, contou com a presença de populares oriundos de vários bairros e municípios da província.

Presentes, também estiveram  pessoas oriundas das províncias do Centro e Sul do país (designadamente Huíla, Huambo, Bié, Cuando Cubango, Cuanza-Sul, Malanje, Cunene, Namibe e, inclusive, turistas do estrangeiro, com destaque para Portugal, Brasil, China, Namíbia, Mauritânia, entre outros que se encontram na terra das Acácias Rubras, por diversos motivos.

Yola Semedo, que é conhecida e considerada como uma das melhores vozes femininas no país, cantou vários temas de sua autoria, tais como "Minha sorte”, "Amo-te  super homan”, "Não entendo”, "Volta amor”, "Maldita distância”, "Injusta”, "Maria não é maioria”.

Músicas como "És tu”, "Marido”, "Pé na areia”, "Distino de Belita”, "Feel it coming”, "Meu amor”, "Ingrato”, "O povo”, "Mar azul” e "Carlito”, que completaram as canções interpretadas por Yola Semedo, no show "Walale Maio é Benguela” teve uma grande correspondência do público presente.

No final do espectáculo, Yola Semedo exteriorizou o sentimento de felicidade. "Sinto-me honrada mais uma vez por voltar à terra natal e fazer parte de todas as festividades e, claro, rever amigos e a minha gente”.

 
Satisfação da cantora

A cantora disse no final do espectáculo que o momento foi de festa e um belo regresso à terra e interagir com o público.

"Apesar de residir fora de Benguela, estou sempre presente. Não me sinto como alguém que está fora de Benguela, porque venho com muita frequência à minha terra”, disse, tendo transmitido uma mensagem positiva para todos benguelenses e não só.

Segundo Yola Semedo, a única  mensagem que podia passar é que todos continuem a olhar pela "nossa terra. Mesmo com todas as dificuldades, temos de nos lembrar que cada um de nós tem o seu papel a fazer e a cumprir para que possamos ser uma Benguela, em particular, e uma Angola, em geral, melhor e digna para todos nós”.

Sobre a avaliação que faz da festa Maio é Benguela, Yola Semedo avançou é um momento especial porque permite a convivência entre amigos, também. Acrescentou que as festividades da cidade são fundamentais porque permitem o reencontro de todos.

"Acho que temos de ter situações em que podemos estar todos juntos e conviver, tal como disse no palco, todos nós passamos por momentos difíceis, sabemos todos qual é a realidade da nossa terra e sempre que for possível criarmos situações em que podemos apaziguar todos os problemas que temos na mente, porque não são bem-vindos”, destacou.  

Yola Semedo voltou a afirmar que é uma responsabilidade poder voltar à casa, cantar e poder conviver com o povo que lhe tem muito carinho. A par de Yola Semedo, na noite de sábado, cantou, no mesmo palco, Cleyton Milionário e outros.

 
Cumprimento do cronograma

A administradora municipal de Benguela, Paula Marisa, assegurou que o programa das festividades dos 407 anos da cidade de Benguela, a assinalar-se no dia 17, está a ser cumprido na íntegra.

Relativamente aos shows musicais, Paula Marisa informou que depois de Yola Semedo, o mesmo palco vai testemunhar a presença de Matias Damásio e outros.

Disse que as celebrações dos 407 anos de Benguela estão a envolver milhares de pessoas, que moram em diversos bairros, com a realização de concursos de gastronomia, feiras de saúde, show de músicas e danças, torneio de futebol, entre outros por zonas e não só.

A administradora municipal de Benguela disse que durante o fim-de-semana, realizou-se, também, concursos de jogos de xadrez, dama, wela, garrafinha e não te irrites, que estão a animar a população, além de ginástica ao ar livre na Praia Morena, com uma presença humana aceitável.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura