Cultura

Festival “Walale Maio é Benguela” promove os músicos locais

Arão Martins / Benguela

Jornalista

O festival realiza-se todos os anos no âmbito do aniversário da cidade de Benguela, que este ano completa 407 anos.

02/05/2024  Última atualização 15H40
Para esta edição do “Walale Maio é Benguela” vários cantores vão apresentar as suas obras © Fotografia por: Arão Martins | edições novembro

A cerimónia de abertura das festividades dos 407 anos da cidade de Benguela aconteceu, terça-feira, às 16h00, em acto presidido pelo vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas, Adilson Gonçalves.

O delegado provincial da União Nacional dos Artistas e Compositores -Sociedade de Autores (UNAC-SA), em Benguela, Horácio Neves, disse que além do palco central do "Walale Maio é Benguela”, a ser instalado no perímetro adjacente ao Estádio Nacional de Ombaka, vão decorrer, também, festivais de música em vários locais.

Sem avançar o número de músicos que vão fazer parte das festividades, Horácio Neves disse apenas que é uma conquista que resulta da negociação com o Governo Provincial, através da Administração Municipal, e o ganho vai fazer com que os músicos locais promovam os seus trabalhos.

No quadro da plataforma cultural, esclareceu, está-se ainda em negociação, mas garantiu que no palco do "Walale Maio é Benguela” vão passar muitos músicos locais, um número maior em relação às edições passadas.

"Não conseguimos ainda fechar o número de músicos que vão estar presentes. Para além do ‘Festival Walale Maio é Benguela’, vamos ter também festivais nas zonas. Aquilo que nós recebemos como programa do Governo Provincial, todas as zonas vão ter também espectáculos músico-culturais e os músicos oriundos de bairros e zonas vão ter o seu palco”, explicou.

Criatividade

Segundo Horácio Neves, relativamente à música, há muitas novidades em Benguela, pois há hoje muitos novos talentos.

Os músicos da província, garantiu, estão a trabalhar com toda a sua força, acrescentando que o crescimento económico e social que se verifica está a motivar o  festival do aniversário da cidade, que acontece neste mês de Maio  e vai ter muito mais música local em relação ao que aconteceu nos anos anteriores.

"Hoje conseguimos fazer uma revolução junto dos promotores de espectáculos para conseguirmos inserir mais músicos dentro daquilo que são as festas da cidade de Benguela”, assegurou.

 

Programa anual

Além da participação nas Festas da Cidade de Benguela, anunciou, a UNAC-SA elaborou  um vasto programa para fazer com que neste mês de Maio os seus membros estejam mais presentes, não só através da música, mas também do teatro, dança, DJ e promotores de espectáculos.

Para a música, anunciou, vai  realizar-se, pela primeira vez, o festival de música folclórica no dia 25 deste mês, em Benguela.

"Precisamos promover mais a música folclórica, aquilo que nos identifica, porque o que se canta no município do Caimbambo não é o mesmo que se canta no Bocoio. O mesmo acontece com o que se canta no Dombe Grande (Baía Farta), não é o mesmo na Canjala. Por isso, nós queremos que no mesmo palco cada um e dentro daquilo que é a sua tradição,  a sua área,  a sua origem, seja apresentado  em palco” ressaltou.

Cada município, acrescentou, vai fazer o seu festival, para apurar o seu representante ao provincial. "Benguela tem 10 municípios. É este número que vai participar no concurso final provincial”, realçou.

Para Horácio Neves, são 10 músicos que vão passar pelos palcos para apresentarem aquilo que é a sua tradição ou folclore à   população de Benguela.

Além do festival da música folclórica, este ano, o delegado provincial da União Nacional dos Artistas e Compositores em Benguela anunciou que se vai, também, realizar na Cidade das Acácias Rubras o festival de teatro, a  acontecer em Setembro.

 "Vamos ter, também, a feira de mulheres nas artes, onde todas as mulheres vão apresentar a sua arte, aquilo que cada uma faz na arte, desde a literatura, artes plásticas, artesanato, música e dança. Vai ser uma feira realizada por mulheres para mulheres”, anunciou.

O representante provincial da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), em Benguela, esclareceu que para este ano foi criado um vasto programa com mais de 15 actividades, com a participação de todos os associados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura