Regiões

Huíla: Cerca de 600 crianças e idosos recebem consultas gratuitamente

Celeste de Melo

Jornalista

Cerca de 600 habitantes entre crianças e idosos da Missão de Tchivinguiro e aldeias vizinhas, no município da Humpata, na província da Huíla, receberam atendimento médico gratuito no âmbito da campanha lançada pelo Grupo OMATAPALO, em parceria com a Associação Amparo de Menores.

19/04/2024  Última atualização 10H10
Munícipes da Humpata recebem apoio medicamentoso © Fotografia por: DR

A assistência em clínica geral e exames de rastreios de hipertensão, diabetes, despiste de febre tifóide e paludismo foram as acções realizadas ao grupo alvo referenciado.

A porta-voz do grupo OMATAPALO, Yara Custódio, disse  que a iniciativa denominada "Juntos por um futuro Saudável" além da  assistência médica e medicamentosa que o atendimento médico, visa a partilha de informações sobre a prevenção de doenças e cuidados a ter com a auto-medicação, uma prática recorrente em vários segmentos familiares, com maior incidência nas zonas rurais. 

A iniciativa incluiu, também, a oferta de medicamentos como anti-palúdicos, desparasitantes, antipiréticos, anti-diarreicos, soluções hidratantes orais e antibióticos para a febre tifóide.

A responsável explicou que através destas acções tem sido possível implementar um dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – ‘Saúde de Qualidade’ que tem vindo a ganhar importância na promoção da saúde e bem-estar de centenas de pessoas desta comunidade.

Além das consultas médicas, a instuituição faz a distribuíção de alimentos, vestuários, brinquedos, livros e material escolar.

A acção é resultante do programa de Responsabilidade Social, que a Instituição tem vindo a desenvolver, intitulado "Missão Fazer Sorrir" sob lema" Juntos por um futuro Saudável".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões