Opinião

27 de Maio chegou, viu e estragou

Pereira Dinis

O Kinama pôs, ontem, a maralha do Kimbo a rir que se fartava. Tal como o Wacodiua, quando chegou ao local, roubou a palavra ao Ti Kifumbi e começou a relatar o jogo de futebol 11, que se disputou no Estádio dos Acabados, na Sanzala dos Parentes Mais Pobres, onde estiveram frente a frente Os Bifanas e Os Savelhas.

12/05/2024  Última atualização 10H02

Os Bifanas são uma equipa do asfalto da Sanzala dos Parentes Mais Pobres, onde a maioria dos jogadores é de nacionalidade estrangeira, com contratos de sorrir dia e noite, ao passo que Os Savelhas são do beco, do areal, e têm, apenas, um par de equipamento.

A equipa dos Savelhas faz o jogo do zukulazuata, que traduzido livremente da língua nacional Kimbundu significa lava e veste, para disputar o campeonato. Os jogadores são sofredores e jogam por amor à camisola.

Kinama, como tem informação privilegiada, sem medo de errar, afirmou que os jogadores estão à espera das próximas eleições no Clube, onde o eleito como presidente vai dar uma reviravolta, em termos de oferta de melhores condições sociais aos jogadores, e não só, pois muitos destes pensam fugir para as bandas - Europa - à procura da vida que a pessoa que é humana deve ter. E que naSanzala dos Parentes Mais Pobres as pessoas não têm.

Até a semana passada Os Savelhas eram os caducos na tabela classificativa. Quem está a comandar a tabela classificativa são Os Bifanas.

Com a chegada à Sanzala dos Parentes Mais Pobres, vindos das bandas, dos grande craques 27 de Maio, Dianzala, Fobado e Faminto, para reforçarem Os Savelhas, o quadro futebolístico começou a mudar de figurino. Ou seja, estragaram o campeonato.

Na partida entre Os Savelhas e Os Bifanas, onde essa última foi goleada por 0-5, golos marcados pelo 27 de Maio, a equipa do beco começou a ser vista com outros olhos. Olhar de respeito, porque a derrota foi um aviso para os que administram velarem pelo bem estar social de todos os que estão na base.

Os membros do corpo directivo dos Bifanas, depois da partida, ao verem a humilhação por que a equipa passou, não acreditaram que uma equipa de pobres, de esfarrapadosde bairros sem luz, sem água, sem saneamento básico, sem saúde e escola, sem serviços públicos, que comem uma vez por dia mas não se alimentam, que não bebem água potávele treinam no areal, chegasse a esse ponto. Isto é, humilhar e pôr em sentido a poderosa equipa dos Bifanas.

Na verdade, segundo as palavras do Kinama, são vários os membros da comissão directiva dos Bifanas, assim como sócios, simpatizantes e adeptos ferrenhos que criticam a maneira como a grande equipa está a ser gerida.

O presidente dos Bifanas tem, palavras ditas pelo Kinama, conhecimento que os apoiantes da equipa estão furiosos. O staff dele continua a dar um calmante, com o argumento de que a comissão directiva está a trabalhar afincadamente para o bem estar social de todos.

Alguns têm esperança que o quadro da equipa se possa inverter para melhor. Tanto é assim que o presidente afixou na sede do Clube um instrutivo que anuncia o aumento dos prémios de jogo.

Esse quadro, conforme o Wacodiua, que tal como os outros integrava a maralha, pode vir a mudar daqui a menos de cinco anos. Isto porque a equipa dos Savelhas está, a cada dia que passa, a preparar-se mais para disputar o campeonato nacional, com respeito a todos os adversários, com vista a vencer com clareza e administrar, não só a equipamas a população da Sanzala dos Parentes Mais Pobres com harmonia, igualdade e bem estar para todos. O Kinama, como a escuridão já estava a roubar a clareza, disse acreditar que Os Bifanas, no próximo campeonato, possam vir a vencer, mas com muita dor de cabeça, porque a situação social dos jogadores, sócios, simpatizantes e adeptos não lhes favorece.

Já Os Savelhas, com a integração do 27 de Maio, Dianzala, Faminto e do Fobado, podem estragar a festa dos Bifanas.

A verdade verdadeira para o Kinama é que a disputa do próximo campeonato, que está prestes a iniciar, ou seja, depois de amanhã, será entre os que comem bifes e têm o poder da equipa, e os que comem peixe savelha e de quando em vez cheiram a petróleo.

É a verdade verdadeira.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião