Opinião

A visita do Presidente João Lourenço ao Bié

O Chefe de Estado, João Lourenço, comprometeu-se, logo no seu primeiro mandato, a ter uma presidência aberta, deslocando-se ao interior do país, para conhecer profundamente as necessidades e os desejos das populações.

11/07/2024  Última atualização 09H08
É verdade que muitos problemas são transversais a todas as províncias, mas outros são específicos desta ou daquela região, razão pela qual é sempre bom estar in situ para constatar e auscultar as pessoas, saber das suas preocupações e depender menos de relatórios escritos.

É no âmbito desta presidência aberta que o Titular do Poder Executivo se deslocou, ontem, ao Bié, uma das províncias mais visitadas por João Lourenço. Já lá esteve em 2020, para proceder à inauguração do Hospital Provincial "Walter Strangway” e, um ano depois, para o Campus da Universidade Internacional do Cuanza, ocasião durante a qual procedeu, igualmente, à abertura do ano académico do subsistema do ensino superior em Angola.

Ontem, no primeiro de dois dias de visita, João Lourenço reuniu-se com o Governo da província, para uma avaliação global do estado do território, com destaque para todos os projectos que contribuem para o desenvolvimento do Bié, sejam iniciativas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), sejam de qualquer outra natureza, mas que se reflectem na vida das populações.

Hoje, o Presidente da República vai tomar contacto com a produção agrícola em larga escala, visitando uma grande exploração de trigo e, simbolicamente, testemunhar o início da colheita deste cereal na presente temporada.

A ocasião vai servir, certamente, para os agentes económicos apelarem ao aumento dos investimentos para o sector agrícola, no âmbito do programa que visa o aumento da produção nacional e garantia da auto-suficiência alimentar.

Os empresários têm se queixado das dificuldades de acesso ao crédito agrícola, tendo em atenção os juros elevados que são cobrados. No domínio da Agricultura, a província do Bié tem recebido apoios dos órgãos centrais que incentivam a produção local, disse o governador Pereira Alfredo, na antevisão da visita do Presidente João Lourenço. Entre os apoios, apontou a oferta de fertilizantes, revelando que, nos próximos dias, mais de 3 mil toneladas de fertilizantes e outros recursos vão ser disponibilizados pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrícola (FADA).

Com a visita do Presidente João Lourenço, é possível que surjam outros incentivos, não apenas no sector da Agricultura, mas também em outras áreas, como o da Educação, Energia e Águas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião