Cultura

Academia “Educar-te” ministra aulas de artes

Kindala Manuel

A Agência Globo de Artistas do Século XXI procedeu, sábado, no município de Viana, em Luanda, à abertura da Academia do Empreendedorismo Artístico, denominada “Educar-te”, com vista a dinamizar a cultura e promover as artes, nas expressões de teatro, música, dança, fotografia, artes plásticas e literatura.

10/05/2021  Última atualização 07H50
Instituição vai formar adolescentes e jovens na área cultural © Fotografia por: DR
O director artístico do projecto, Ricardo Pedro Caley, disse, ontem ao Jornal de Angola, que a Academia Educar-te é uma oficina que junta "Educação e Arte”, fazendo a ligação entre o conhecimento científico e artístico e deverá trabalhar inicialmente com estudantes e amantes da arte, ao longo do ano, dando-lhes a possibilidade de mostrar  as suas habilidades artísticas. 

"É impossível falar de educação sem fazer emergir a arte” afirmou Ricardo Pedro Caley, tendo acrescentado que, numa primeira fase,  a Academia funcionará no colégio Maria Luísa, em Viana, no qual serão ministradas aulas de teatro, música, dança, fotografia, artes plásticas e literatura, como forma de desenvolvimento humano na transmissão de valores culturais.

O programa, disse, visa também estimular nos estudantes o gosto pelas artes angolanas e outros aspectos da cultura.
O director do projecto informou que a agência Globo Artistas do Século XXI prevê expandir as suas actividades para outros colégios e escolas públicas do país.

A cerimónia de abertura da Academia contou com a presença do cineasta Mawete Paciência, do professor de teatro Alberto Sanzala, da empresária para o sector da moda em Angola Amélia Armando,  do artista plástico Jardel Selele e do actor Pedro Mendes.

A Globo de Artistas do Século XXI tem no seu histórico a realização de duas actividades de grande dimensão, nomeadamente o recital de poesias "Especial Ricardo Caley e Amigos”, em 2017, que contou com a presença dos artistas Nel Jazz, Kiaku Zambo, William Ribeiro e António Paciência, e o festival "Okuconguenla Ocisila”, Fusão Cultural, em 2018.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura