Cultura

Adão Mussungo expõe vivências em quadros

Mário Cohen

Jornalista

A nova exposição individual de arte plástica do pintor Adão Mussungo, denominada “Arte é Vida”, patente na galeria de Arte do MDC Shopping, no distrito urbano do Kikuxi, em Luanda, reúne um conjunto de 40 obras.

18/04/2024  Última atualização 12H50
Tela da Rainha Njinga Mbandi tem atraído os visitantes © Fotografia por: DR

A mostra foi inaugurada no sábado. Desse conjunto de quadros de pintura, explica o autor, estão também quadros que o artista expôs em homenagem ao lendário Bob Marley, o rei do Reggae, da última exposição "The Love of The King”, expressão inglesa, que em português significa "O Amor do Rei”, realizada, em Fevereiro do corrente ano, na Avenida Shopping, Morro Bento, em Luanda.

Segundo o artista plástico, o tributo a Bob Marley deve-se pelo facto de a sua obra tratar principalmente temas político-sociais e espirituais, com mensagens de protestos contra injustiças sociais e por ser um defensor dos direitos humanos.

A exposição tem ainda um quadro denominado "One Love”, em tributo a um dos maiores sucessos do cantor com o seu instrumento musical predilecto, a guitarra, imagem que usou como cartaz em diversos espectáculos pelo mundo.

O grande objectivo de Adão Mussungo na mais recente exposição, revelou, é mostrar à sociedade e aos admiradores dos seus trabalhos, em particular, e das artes plásticas, em geral, o seu acervo. Os quadros foram produzidos, no seu atelier de arte, na rua José Esteve, distrito urbano do Kima Kieza, município do Cazenga, município do Cazenga.

De acordo com Adão Mussungo, as obras expostas no MDC Shopping, foram produzidas há mais de duas décadas, período em que começou a trabalhar arduamente nelas. Ao longo deste período, referiu, aproveitou para obter mais experiências de figuras ligadas às artes plásticas, com a finalidade de firmar-se como um pintor conhecido no estrangeiro.

Figuras e símbolos em grande plano

Do seu conjunto de quadros de pintura, revela, tem obras que retractam a Rainha N’ginga M’Bandi, o Banco Nacional de Angola (BNA), a beleza da mulher luandense desde seus trajes, tranças típicas que representam a cultura de vários povos do país.

A mostra, salientou, fica patente até ao dia 13 de Maio, com entradas grátis. Disse ainda que tem também quadros que retratam a diversidade cultural de vários povos africanos, a destacar a imagem de Cesária Évora, uma das melhores figuras da música cabo-verdiana, conhecida  como a "diva dos pés descalços”, vencedora do Grammy, em 2004,  com álbum "Voz d’Amor”.

Adão Mussungo nasceu em Luanda, a 3 de Maio de 1981. É pintor, desenhador, ilustrador, curador-assistente, e designer, formado em Pintura pelo Instituto Nacional de Formação Artística.

Actualmente, é coordenador da Brigada de Jovens Artistas Plásticos (BJAP). Realizou diversas exposições individuais e colectivas no país, em Portugal, Itália, Moçambique e África do Sul. Participou de vários murais no país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura