Cultura

Administração do Cazenga distingue “Mestre Kituxi”

Kindala Manuel

O músico Miguel Francisco dos Santos Rodolfo, conhecido nas lides artísticas por “Mestre Kituxi”, líder do emblemático grupo Kituxi e os seus acompanhantes, foi homenageado, sábado, pela Administração Municipal do Cazenga, no quadro do reconhecimento das individualidades do município que se notabilizaram nos vários sectores.

17/01/2021  Última atualização 17H22
© Fotografia por: DR
Durante a homenagem,  que teve lugar numa das salas do Marco Histórico do Cazen-ga, o administrador do Cazenga, Tomás Bica Mumbundo, disse que a iniciativa faz parte de um projecto que visa valorizar de forma individual ou colectiva, os filhos do município que directa ou indirectamente, contribuíram e contribuem no desenvolvimento do Cazenga.

O acto, disse o administrador, enquadra-se nas celebrações da vigésima sétima aniversário do município, que se assinalou a 9 deste mês.
"Mestre Kituxi e seus acompanhantes foram homenageados pelo contributo que têm prestado em prol da promoção e divulgação da música folclórica angolana, que ao longo dos anos, tem levado além-fronteira o nome de Angola.

"Entendemos ir ao encontro da história, sobretudo em contacto com protagonistas que fizeram e fazem com que o Cazenga de hoje, seja um lugar para se viver. A intenção é mostrar a sociedade que o Cazenga tem grandes e bons filhos. No passado os filhos do Cazenga quando fossem procurar emprego, diziam pertencer  a Terra Nova, para serem aceites, porque eram discriminados”, disse Tomás Bica Mumbundo.

 Na ocasião, Mestre Kituxi, visivelmente emocionado, agradeceu a distinção, tendo sublinhado que "na minha idade já não olho para dimensão de um acto de homenagem, só agradeço o privilégio de me permitirem assistir o reconhecimento do meu trabalho enquanto vivo, porque depois de morto a mim não vale nada”.

No acto, que contou com a presença de várias individualidades do município e não só, foram, igualmente, homenageados o produtor musical Luís Chagas, o promotor cultural Mawete Júnior e o músico Urbano de Castro, a título póstumo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura