Política

Afreximbank anuncia novo investimento de 1,4 mil milhões de dólares em Angola

César Esteves

Jornalista

O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) tem preparada uma nova carteira de investimentos para Angola avaliada em 1,4 mil milhões de dólares.

30/07/2024  Última atualização 06H44
Empresário nigeriano fez saber que o Banco Africano de Exportação e Importação está em vias de apoiar a Refinaria do Lobito © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro

O anúncio foi feito, segunda-feira, em Luanda, pelo presidente do Conselho de Administração daquela instituição financeira, Benedict Okey Oramah, no final da audiência com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta.

Benedict Okey Oramah não precisou as áreas em que os valores vão ser canalizados, mas lembrou que o Afreximbank já investiu, nos últimos anos, no país, cerca de 2,3 mil milhões de dólares.

"O cenário aqui é bastante encorajador e resulta do desenvolvimento que Angola tem estado a percorrer nos últimos anos”, declarou Benedict Okey Oramah, para quem este cenário não se verificava no passado. "Por isso, para nós, é gratificante esta oportunidade de estarmos a ajudar o Presidente da República e o Governo de Angola a alcançar a sua ambição em termos de desenvolvimento do país", frisou.

Em termos concretos, o economista nigeriano fez saber que o Afreximbank já apoiou, financeiramente, em Angola, o projecto da Refinaria de Cabinda e está, neste momento, em vias de apoiar, também, a Refinaria do Lobito, onde disse já terem começado com a assistência em termos de apoio necessário.

Entre os projectos que a instituição financeira apoia em Angola, Benedict Okey Oramah disse que a Fábrica de Fertilizantes do Soyo é a mais importante.

Avaliada em mais de 2 mil milhões de dólares, esta fábrica de fertilizantes, cuja conclusão está prevista para 2027, vai dispor de uma capacidade de produção anual de 1,3 milhões de toneladas de fertilizantes nitrogenados, mais conhecido por Ureia, cujo fim passa por manter o crescimento e o desenvolvimento saudável de raízes, caules e folhas. A Ureia, fertilizante sólido com a maior quantidade de nitrogénio, é muito utilizado na adubação de plantas, devido à sua eficácia na produtividade.

A inexistência de um fabricante do produto no mercado interno, leva o país a importar, todos os anos, mais de 300 mil toneladas de fertilizantes Ureia, para cobrir as necessidades internas.

 
Uma das maiores fábricas de África

Benedict Okey Oramah considerou este projecto "bastante importante" e disse que vai ser uma das maiores fábricas de fertilizantes a nível de África, sublinhando que as outras já existentes possuem uma capacidade abaixo da estimada pela fábrica do Soyo. "Esperamos que, tendo em conta o tamanho deste projecto, Angola possa ser capaz de exportar fertilizantes para outros países africanos e, deste modo, garantir a auto-suficiência alimentar a nível do continente africano", vaticinou o responsável.

O Banco Africano de Exportação e Importação é uma instituição financeira multilateral pan-africana criada para financiar e promover o comércio intra e extra-africano. A instituição desenvolveu soluções financeiras inovadoras com o objectivo de transformar a estrutura do comércio africano, promovendo a industrialização e impulsionando o comércio intra-regional para acelerar o crescimento económico do continente.

Como forte defensor do Acordo de Livre Comércio Continental Africano, o Afreximbank iniciou o Sistema Pan-Africano de Pagamentos e Liquidações (PAPSS), que foi aprovado pela União Africana (UA) como a principal plataforma de pagamento e liquidação em apoio à implementação do Acordo de Livre Comércio Continental Africano.

Além disso, o Banco, em colaboração com o Secretariado do Acordo de Livre Comércio Continental Africano e a UA, está estabelecer um Fundo de Ajustamento de 10 biliões de dólares para ajudar os países a engajarem-se, de forma efectiva, nesta iniciativa. Até ao final de Dezembro de 2023, os activos e garantias totais do Afreximbank ultrapassaram 37,3 biliões de dólares, com fundos dos accionistas atingindo 6,1 biliões de dólares. A receita total do Banco, para 2023 foi de 2,6 biliões de dólares.

O Afreximbank, com sede no Cairo, Egipto, cresceu para se tornar uma entidade de grupo que inclui o próprio Banco, sua subsidiária de fundo de impacto (Fundo para o Desenvolvimento das Exportações de alimentos África, ou FEDA) e sua subsidiária de gestão de seguros (AfrexInsure).

A instituição tem como estratégia estimular uma expansão e diversificação consistentes do comércio africano para aumentar rapidamente a participação de África no comércio global e operar como uma instituição financeira de primeira classe, voltada para o lucro e socialmente responsável e um centro de excelência em questões comerciais africanas.

 
Benedict Okey Oramah desloca-se hoje ao Soyo

Uma nota do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás avança que o presidente do Conselho de Administração do Afreximbank vai deslocar-se, hoje, à cidade petrolífera do Soyo, acompanhado do ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e do presidente do Conselho de Administração da Sonangol, para visitar o espaço em que vai ser implantada a fábrica de fertilizantes, assim como a fábrica Angola LNG.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política