Desporto

Africano de xadrez: Jemima e Jaime são os destaques da convocatória

Álvaro Alexandre

Jornalista

Jemima Paulo, Mestre Fide, e Jaime Sonhy, ambos da Escola Ditrov, são os destaques no grupo de 11 xadrezistas convocados para o Campeonato Africano de xadrez juvenil, a decorrer de 15 a 23 de Junho, em Gauteng, África do Sul.

14/05/2024  Última atualização 11H43

Segundo o técnico Francisco Andrade, Angola é uma potência nos escalões jovens, e os eleitos, todos campeões das respectivas categorias, têm o propósito único de manterem a senda das conquistas de medalhas na prova continental.

A "operação” de Gauteng conta com cinco atletas de Luanda, nomeadamente Jemima Paulo e Jaime Sonhy (Sub-18), Sónia Paixão (Sub-14), Fernando de Castro (Sub-12) e Melquisedeque Paulo (Sub-10). Do Zaire, Francisco Andrade convocou Divino António (Sub-8), Konde António (Sub-10) e Nsimba Wela (Sub- 2).

Felícia Felicidade e Leopoldino Costa, ambos Sub- 16 são os atletas do Uíge. Célio Tichilulu (Sub- 4) é o único do Namibe.

A preparação do africano, segundo o técnico, arranca na sexta-feira: "No período da amanhã vamos ter o primeiro encontro com os xadrezistas convocados para o africano. Na primeira fase vou apenas trabalhar com os jogadores residentes em Luanda. Os restantes vêm para a capital no dia 5 de Junho. Nesta altura terá início a preparação específica, baseada na montagem das estratégias de jogos”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto