Regiões

Agentes comunitários em formação na Ganda

Hermínio Fontes | Benguela

Jornalista

Um total de 20 novos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) está a participar, desde segunda-feira, no município da Ganda, em Benguela, num ciclo de formação para intervenção local nos sectores da saúde, agricultura e acção social.

01/05/2024  Última atualização 10H12
Formação vai permitir melhor registo dos beneficiários das transferências monetárias © Fotografia por: Edições Novembro

A acção formativa, iniciativa do Departamento Provincial do FAS - Instituto de Desenvolvimento Local, tem a duração de 21 dias. Neste período, de acordo com o programa de actividades, os participantes vão aprender a manejar o Caderno de Família, um instrumento com informações sobre os agregados familiares.

A directora provincial do FAS, Jasmim Ndatimana, explicou que a acção visa capacitar os agentes, no quadro do compromisso com o bem-estar das comunidades. Os ADECOS, indicou, são um elo de ligação entre a administração pública, parceiros sociais e as comunidades, na implementação de programas sociais e económicos de apoio às famílias vulneráveis, assim como no acesso aos serviços básicos, como saúde, saneamento, educação e protecção social.

A província de Benguela, acrescentou, tem registados 360 ADECOS, dos quais, 50 estão no município da Ganda. Um dos desafios principais da política nacional dos ADECOS, realçou, é o incentivo à maior participação feminina, dentro da igualdade de género e de oportunidades para raparigas e rapazes.

 
Transferências monetárias

As transferências sociais monetárias, para a directora provincial do FAS, são apenas uma parte do trabalho dos ADECOS. Os agentes, referiu, são um elo importante quanto aos serviços essenciais básicos, principalmente no quadro da municipalização social e na aproximação dos serviços dos cidadãos.

De acordo com Jasmim Ndatimana, o FAS acredita que certa de 70 mil famílias vão beneficiar do Kwenda. A nível da província de Benguela, adiantou, 124 mil agregados familiares já beneficiam do Kwenda, nos municípios do Cubal, Chongoroi e Caimbambo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões