Regiões

Aldeia Digital e Ecológica entra na terceira fase no Bengo

Edvaldo Lemos | Bengo

Jornalista

O projeto da Aldeia Digital e Ecológico já beneficia 215 famílias e um total de 1025 pessoas, na zona de Santa Mboleia, comuna do úcua município do Dande, garantiu, sábado, o director da Change Is Life, durante a inauguração da terceira fase com a implementação de iluminação pública, e uma feira da saúde na província do Bengo.

14/05/2024  Última atualização 09H00
© Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO
O director do projecto, Edmilson Angelo, adiantou ao Jornal de Angola que a iniciativa visa trazer energia renovável e limpa, para a transformação das pequenas aldeias em cidades ecológicas, com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável, nas localidades rurais. 

"Neste exato momento, estamos a inaugurar a terceira fase do projeto luz, este projeto é um casamento com outros projetos virados para saúde, educação, agricultura e turismo. Aldeia digital é a junção de todas essas iniciativas para ver se pudéssemos ter aqui uma cidade ecológica e sustentável em Santa Mboleia”, justificou.

O responsável adiantou que foi escolhida a localidade de Santa Mboleia, devido um conjunto de pesquisa que confirmou as qualidades que a localidade tem para aquilo que é a iniciativa do projeto na localidade do Úcua. 

"Esta comunidade reúne todas as condições para que possamos fazer aquilo que é o nosso objetivo principal, criar uma dinâmica que transcende todos os critérios de estabilidades, temos aqui questões especifica que só se encontra na Santa Mboleia, também tem o aspecto geoestratégico porque está situada no meio de outras localidades vizinhas e isso ajuda a transformar para o desenvolvimento económico de outras áreas.

Edmilson Ângelo adiantou que desde a sua implementação já beneficiou mais de 500 pessoas diretamente, desde o acesso aos primeiros socorros no Posto Médico implementado, foi adquirida também uma moto ambulância para apoiar o posto médico e socorrer algumas pessoas em estado grave até ao hospital geral em Caxito, foi também criada um parque de diversão para as crianças e ocupação dos tempos livres, uma biblioteca comunitária.

"Agora com a iluminação pública vai fazer com que as donas de casa possam vender os seus produtos até altas horas e caminhar na comunidade sem ter medo de algum perigo, o projeto trás a questão da segurança também”. concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões