Mundo

Alemanha: Berlim opera reformas nas Forças Armadas

A Alemanha anunciou “reformas militares mais abrangentes" desde a Guerra Fria, incluindo uma possível reintrodução do serviço militar obrigatório, no âmbito de uma defesa mais ampla do território da OTAN, informou o jornal britânico Financial Times (FT).

07/04/2024  Última atualização 13H55
© Fotografia por: DR

Em matéria divulgada na quinta-feira e retomada pela plataforma Notícias ao Minuto, o Financial Time refere que o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, assinou uma ordem para reorganizar as Forças Armadas "de cima a baixo” de maneira a responder a "um novo e velho desafio", e permitir que os militares alemães tomem "decisões rápidas”

Boris Pistorius afirmou que as Forças Armadas alemães vão ser complementadas com um quarto ramo como parte da reforma estrutural, que será responsável pelas actividades no espaço cibernético e de informações, e com um novo comando de operações.

Segundo o ministro, a reforma foi projectada para garantir que as forças alemãs estejam preparadas para emergências, incluindo uma guerra. "É uma reforma histórica. [...] O nosso objectivo é reestruturar as Forças Armadas de tal forma que elas estejam mais bem posicionadas em caso de defesa e em caso de guerra. [...] Ninguém deve ter a ideia de atacar o território da OTAN, é isso que transmitimos” disse Pistorius.

As autoridades militares alemãs receberam um prazo de seis meses para implementar os planos, escreve o FT, acrescentando que uma das principais exigências do Ministério da Defesa da Alemanha é que as Forças Armadas estejam prontas para o serviço militar obrigatório, caso seja reintroduzido.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo