Sociedade

Angola e África do Sul apostam na investigação

Alberto Quiluta

Jornalista

O acordo de cooperação entre Angola e a África do Sul, no domínio do Ensino Superior, permitiu, desde 2008, o lançamento de dois editais e 13 projectos de investigação científica no país, informou, terça-feira, o director nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

28/08/2024  Última atualização 10H56
Director nacional de Ciência e Tecnologia, António Alcochete © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro

António Alcochete falava num seminário sobre "Investigação e Inovação em Ciências Médicas e da Saúde”, durante o qual destacou a importância da parceria entre os dois países, que tem permitido potenciar técnicos, assim como promover o empreendedorismo e a inovação.

A cooperação, explicou, visa essencialmente o desenvolvimento de actividades científicas entre os dois países. O lançamento dos referidos projectos contou com a participação de 13 Instituições de Ensino Superior (IES) angolanas e oito sul-africanas, que demonstraram um interesse comum no que diz respeito ao desenvolvimento de projectos de investigação nas áreas das Ciências Naturais, Sociais e das Tecnologias de Informação e Comunicação.

No evento, onde foi reforçada a cooperação bilateral, representantes do Conselho de Investigação Médica da África do Sul apresentaram os seus programas e oportunidades de colaboração com outras instituições angolanas, para o combate de doenças como a malária e o VIH/Sida.

O director nacional recordou que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), afecta ao Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), criada em 2021, já financiou o lançamento de três editais e mais de 100 projectos de investigação científica no país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade