Sociedade

Angola reporta 119 recuperações, dois óbitos e 82 novas infecções

Dois óbitos por Covid-19, 82 novas infecções e a recuperação de 119 pacientes foram os dados anunciados ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

14/01/2021  Última atualização 08H35
© Fotografia por: Agostinho Narciso| Edições Novembro
No encontro com jornalistas no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), sobre a evolução da pandemia no país, Franco Mufinda esclareceu que um óbito ocorreu na província de Luanda e o outro no Cuanza-Norte.  O secretário de Estado referiu que os dois são cidadãos nacionais e tinham 71 anos. Trata-se de um homem e de uma mulher.  

Em relação às novas infecções, 52 foram notificadas em Luanda, 10 no Moxico, cinco no Zaire, quatro no Bié, três em Benguela, igual número no Uíge, dois na Lunda-Norte e um nas províncias de Cabinda, Cuando Cubango e Lunda-Sul.  De acordo com o secretário de Estado, os infectados têm entre 8 meses e 75 anos, sendo 49 do sexo masculino e 33 do sexo feminino. Na capital do país, os casos foram notificados nos municípios de Belas, Cazenga, Cacuaco, Kilamba Kiaxi, Talatona e nos distritos urbanos da Ingombota, Samba e Maianga.  

Relativamente aos recuperados, Franco Mufinda disse que 82 foram registados em Luanda, 19 no Zaire, 12 no Bié e seis no Cuando Cubango. Com estes dados, o país contabiliza 18.425 casos confirmados, dos quais 424 óbitos, 15.631 recuperados e 2.370 activos.   Deste número, 10 estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, oito em situação grave, 82 são considerados moderados, 102 têm sintomas leves e 2.169 assintomáticos.  

O secretário de Estado informou que nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 201 doentes. Em quarentena institucional estão 161 cidadãos e 3.358 sob investigação epidemiológica.  Nas últimas 24 horas, duas pessoas que estavam em quarentena institucional tiveram alta, sendo uma no Cuando Cubango e a outra na Lunda-Norte. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 55 chamadas, todas relacionadas a pedidos de informação sobre a Covid-19.  

O laboratório de biologia molecular processou, ontem, 1.343 amostras, das quais 82 foram positivas. Desde o início da pandemia, em Março, foram processadas 327.046 amostras,  das quais 18.425 tiveram resultados positivos.  Franco Mufinda informou, também, que a equipa de Saúde mental e Intervenção Psico-social atendeu, ontem, 25 cidadãos por telefone, dando apoio psicológico.  

Em relação à testagem rápida serológica nas entradas e saídas da província de Lu-anda, o secretário de Estado informou que nas últimas 24 horas foram testados 938 passageiros. Deste número, referiu, 106 foram reactivos.     O secretário de Estado voltou a apelar aos cidadãos para o cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança, nomeadamente o uso correcto da máscara facial, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel e a observância do distanciamento físico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade