Desporto

Angolana pedala na Volta a Portugal

Teresa Luís

Carla Araújo, ciclista da Fundação BAI/Sicasal/ Etu Energia/ Petro de Luanda, disputa pela primeira vez a Volta a Portugal Sub-19, referente à terceira edição, cuja primeira etapa, Contra-Relógio Individual (CRI), está marcada para hoje, às 15h00, com a distância de 11,2 quilómetros.

23/08/2024  Última atualização 10H33
Carla Araújo participa pela primeira vez na prova © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro
A prova, com a duração de três dias, começa hoje e encerra no domingo. A etapa inaugural tem início e término na cidade de Almerim. A participação da ciclista angolana é resultado da parceria entre o Petro de Luanda e a equipa Korpo Activo-Penacova (Portugal).

Segundo o director desportivo do Petro, Carlos Araújo, a presença da campeã nacional de estrada, na competição internacional, está inserida nos objectivos da presente época, nos escalões de formação, Sub-23 e elite.

"Desta vez coube a classe feminina, mas pretendíamos levar outros atletas. Por razões alheias à nossa vontade não foi possível. Carla Araújo é campeã nacional de estrada e faz história, por ser a primeira a participar na Volta a Portugal”.

Sem evasivas, Carlos Araújo apontou as metas da atleta e do clube: "Terminar a prova. Vender a imagem dos patrocinadores. A prova serve de preparação para o Campeonato Africano e dotar a atleta de outro nível competitivo. A Carla deve vivenciar ao máximo essa experiência, a fim de no futuro integrar uma equipa profissional. Antes da partida fez uma preparação à altura. Portanto, está motivada, embora nunca tenha corrido num pelotão com mais de dez atletas”.

A Volta a Portugal conta com a participação de atletas da Espanha, Argentina, Portugal, França, Itália, Alemanha, Venezuela e Colômbia.

"É uma corrida de alto nível e Portugal está a apostar forte no ciclismo feminino. Devemos aproveitar as aberturas”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto