Cultura

Anna Joyce canta no Coliseu de Lisboa

Katiana Silva

Jornalista

A cantora Anna Joyce sobe, hoje, às 21h00, ao palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no derradeiro concerto da tournée internacional alusiva aos dez anos de carreira e à promoção do seu novo álbum de originais, intitulado “A Peça”, lançado no dia 31 do mês passado nas plataformas digitais.

29/06/2024  Última atualização 08H38
Artista tem espectáculos agendados para os dias 6 e 12 de Julho na cidade de Luxemburgo © Fotografia por: DR

Espectáculo anunciado desde o início deste ano, a "Fofinha”, como é carinhosamente chamada pelo público, viu a retribuição do seu talento e popularidade na capital portuguesa, com a confirmação, ainda no mês passado, da lotação da sala, num total de mais de 4000 ingressos colocados à disposição do público, neste que é o terceiro concerto de Anna Joyce em nome próprio na emblemática sala de Lisboa.

O primeiro recorde foi registado em Junho de 2022, quando os bilhetes do primeiro concerto da cantora esgotaram dias antes do espectáculo. Em Maio do ano passado, a cantora realizou outro apoteótico concerto, acompanhada pela banda Musangola, confirmando a consagração da internacionalização da sua carreira.

Em Lisboa desde o início desta semana, Anna Joyce protagonizou duas actuações na capital portuguesa, designadamente no Casino Estoril, na quinta-feira, e no Auditório da Super Bock Arena, na cidade do Porto, realizada ontem. A agenda da digressão internacional pela Europa não se esgota em Portugal, visto que a artista já anunciou a actuação no Reino Unido, com o concerto marcado para o dia 6 de Julho, no Earth Hall, em Londres.

Anna Joyce seguirá depois para a cidade de Luxemburgo, no Club Vanity, no dia 12 de Julho, onde espera contar com o apoio de "toda a comunidade falante da língua portuguesa naquele país europeu”. No dia 19 deste mês, está previsto o espectáculo em Maputo, Moçambique, no Centro de Conferências Joaquim Chissano.

A viver o momento mais alto de uma carreira de dez anos, Anna Joyce é actualmente uma das vozes mais ouvidas da lusofonia, um dos grandes motivos do lançamento do seu novo álbum, cuja tournée tem como lema "10 anos, 10 músicas, 10 cidades”. Desta vez, Anna Joyce tem no repertório novos temas, como "Of para Ti”, "Medo”, "Outra Vez”, "Monólogo”, alguns dos temas mais ouvidos do novo álbum com o qual atingiu, na primeira quinzena deste mês, o Top 100 da Apple Music Portugal.

A relação com a Bom Som e LS

O curso da sua carreira mudou radicalmente quando foi integrada, em 2013, na produtora Bom Som, de Anselmo Ralph, que "buscava por novas sonoridades”.

Neste ano, Anselmo Ralph escolheu a artista para ser a voz da versão (resposta) da música "Curtição”, um dos sucessos deste grande mestre do R&B.

Ao cuidado de Anselmo Ralph, lançou o tema "Já Não Combina”, com a participação directa de todos os artistas que compunham a produtora, nomeadamente Landrick, Bass, Dream Boys e Anselmo Ralph. Em Fevereiro de 2014, a artista anunciava o lançamento do seu single, intitulado "Diário de Mulher”, onde pretendia que cada faixa musical fossem "fragmentos da vida de uma mulher que expõe as suas alegrias, tristezas e dilemas do coração”. Dois anos depois, em 2014, lançou o álbum de estreia, intitulado "Reflexos”. "Contratar a Anna Joyce foi muito rentável artisticamente. Com o talento dela e a nossa ajuda conseguimos fazer um óptimo trabalho. De resto, deixo que o público seja o juiz”, disse Anselmo Ralph sobre o disco que continha os sucessos "Melhor que Tu”, "Arrependimento”, "O Final”,  "Te Amar” e "Mandem Mais Boca”. O contrato com a Bom Som durou cinco anos e fez de Anna Joyce uma das vozes mais ouvidas da actualidade na cena musical.

Outra reviravolta na sua carreira acontece quando Anna Joyce é integrada na "família” LS Republicano, no início de 2020, produtora com a qual lançou, em finais de 2021, o seu segundo álbum de originais, intitulado "ANNA”, em sua homenagem, com participações de Ary, Dino Ferraz, Rui Orlando, DVince e Cage  One. Sem abandonar os seus temas tradicionais, destacadamente o amor e a valorização da mulher, o álbum trouxe grandes sucessos de público, que a consagraram como uma das vozes mais ouvidas não apenas no mercado angolano, mas em todo o espaço lusófono. Sucessos como "Puro”, "Eu Esperei”, "Eu Amo”, "Já Não Cabe” e "Destino” ganharam público nos vários países de língua portuguesa.

Ana Joyce Veloso de Castro nasceu a 29 de Maio de 1987, em Luanda. Anna Joyce descobriu-se como cantora quando começou a entoar no coro infantil da Igreja Matriz de Odivelas, em Lisboa, Portugal, onde viveu com a família.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura