Cultura

António Quino apresenta livro com abordagens socioculturais

Elisabete Ferraz

Jornalista

O escritor António Quino, lançou, na sexta-feira, na União dos Escritores Angolanos (UEA), o livro Herdeiros do Pecado. A obra foi apresentada pelos professores Isaac Paxe, Hélder Simbad, Albino Carlos e Arlindo Isabel, da editora Mayamba, responsável pela edição do livro.

19/05/2024  Última atualização 09H01
© Fotografia por: DR

Com 256 páginas e com prefácio do professor Isaac Paxe, o livro, segundo disse o escritor em declarações ao Jornal de Angola, levou cerca de dez anos para ser produzido.

António Quino começou a escrever os primeiros textos  publicados em alguns jornais, segundo o autor "porque queria interagir com o público, que sugeriu   melhorar alguns textos.”

No livro Herdeiros do Pecado, o escritor  faz uma reflexão de temas ligados ao feiticismo, racismo e as várias perspectivas da religião, relações humanas,  fundamentalmente o processo de adultério e assédio no local de trabalho.  António Quino alertou que tudo acaba por ter um efeito nefasto para os descendentes do pecado. O também jornalista, disse que a obra não retrata apenas a perspectiva bíblica do alcorão, mas da sociedade.

O escritor garantiu que no livro há uma reflexão sobre os temas apresentados porque como contributo para o desencorajamento de condutas negativas na sociedade angolana.

Durante a apresentação, seguida de uma sessão de venda e autógrafos, António Quino explicou que pediu ao professor Isaac Paxe para fazer o prefácio da obra por terem ideias diferentes em relação a muitos aspectos que aborda o livro, principalmente, outras perspectivas.

Em nome da editora Mayamba, Arlindo Isabel, mostrou-se satisfeito com o produto final. Durante a apresentação do livro, Arlindo Isabel deu boas vindas a Oumar Diallo, professor e representante da Agência Universitária da Francofonia (AUF), de Dakar, Senegal, que participou em Luanda numa conferência na Universidade Católica de Angola (UCA).

O professor aproveitou o momento para assistir ao lançamento do livro de António Quino que será proposto como fonte de estudo na sua universidade. '' Fiquei feliz em saber que ele se inspirou em algumas conversas nossas para escrever o livro, tem muito conhecimento sociológico e jornalístico que é muito importante para a literatura africana''.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura