Política

Apresentada candidatura de Oliveira Encoge para secretário executivo da CPLP

JA Online

Angola apresentou, esta sexta-feira, em São Tomé e Príncipe, a candidatura do embaixador Oliveira Francisco J. Encoge para o cargo de Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, para o biénio 2025-2027.

19/07/2024  Última atualização 23H41
© Fotografia por: CEDIDA | MIREX

O anúncio da candidatura do actual Representante Permanente de Angola Junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, durante a XXIX Reunião Ordinária da Conselho da CPLP.

A candidatura será em tempo oportuno formalizada em observância ao exposto no Artigo 18 dos Estatutos da CPLP.

De acordo com uma nota do MIREX, o secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é uma alta personalidade de um dos Estados membros da CPLP, eleito pela Conferência de Chefes de Estado e/ou de Governo, para um mandato de dois anos, mediante candidatura apresentada rotativamente pelos Estados membros por ordem alfabética crescente.

A XXIX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), encerrada hoje, contou com a participação dos Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores, ou seus representantes, de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, da Guiné Equatorial, Moçambique, de Portugal, de São Tomé e Príncipe, da República Democrática de Timor-Leste, e do Secretário Executivo da CPLP.

Mobilidade académica

No debate geral sobre o tema "O Impacto da Mobilidade Juvenil no Espaço da CPLP para o Fortalecimento de Economias Sustentáveis”, os ministros, relembrando o lema da Presidência, "Juventude e Sustentabilidade na CPLP”, reconheceram a importância da mobilidade académica para o conhecimento mútuo das sociedades.

Destacaram como resultados dos impactos das acções e programas de mobilidade o enriquecimento académico e cultural proporcionado pela vivência universitária; as soluções compartilhadas para problemas comuns resultantes das pesquisas conjuntas e intercâmbios de conhecimentos; o desenvolvimento das áreas ligadas ao desenvolvimento sustentável a partir da pesquisa académica conjunta; e o fortalecimento e o alcance da Língua Portuguesa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política